iPad Air pode ganhar tela OLED em 2022, um ano antes do iPad Pro

iPad Air pode ganhar tela OLED em 2022, um ano antes do iPad Pro

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 01 de Julho de 2021 às 16h40
Apple

Após a Apple começar a produzir seus smartwatches e celulares utilizando as telas de tecnologia OLED, entregando aos consumidores preto definitivo, cores precisas e excelente contraste, parece que os iPads serão os próximos produtos da marca a ganhar tal característica, segundo informações do portal sul-coreano The Elec.

De acordo com a publicação, foi revelado que a Apple planeja um iPad de 10,8 polegadas com lançamento previsto para 2022 e display fornecido exclusivamente pela Samsung. Tal modelo deverá ser o primeiro tablet da Apple com tela OLED, e pelo tamanho de tela podemos esperá-lo como o sucessor do atual iPad Air de 4ª geração.

Já em 2023 a Apple deve apresentar mais dois modelos com tela de tecnologia OLED: um menor com 11 polegadas e outro maior com 12,9 polegadas, tamanhos idênticos à dupla iPad Pro.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Mesma tela OLED, mas estruturas diferentes.

Ainda segundo o The Elec, apesar da mesma tecnologia OLED presente nos três modelos, a Apple planeja lançar as telas com estruturas diferentes: o iPad de 10,8" (2022) deverá apostar no painel OLED rígido do tipo LTPS. Este é o mesmo tipo mesmo utilizado no iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max - e o mesmo que vai ser utilizado na dupla mais barata da linha iPhone 13.

Já os dispositivos previstos para 2023, que presumimos ser o iPad Pro de 11" e de 12,9", devem utilizar painel OLED flexível do tipo LTPO, mantendo a tecnologia Pro Motion para taxa de atualização variável de até 120 Hz. Este tipo de tela LTPO será utilizada pela Apple este ano no iPhone 13 Pro e 13 Pro Max.

Tecnologia Mini-LED pode não durar tanto quanto esperado, sendo substituída em 2023 pela tecnologia OLED (Imagem: Apple)

É curioso ver que a Apple está disposta a desapegar da tecnologia Mini-LED presente no iPad Pro de 12.9" pouco tempo após anunciá-lo como uma grande novidade. Talvez as reclamações de blooming na tela tenham feito a Apple entender que, para satisfazer todos os consumidores – especialmente os mais exigentes – é necessário se manter com a precisão ainda insubstituível do OLED.

Vale lembrar que há quase um mês surgiram mais detalhes apontando que a Apple prepara um redesign do iPad Pro em 2022, oferecendo tampa traseira de vidro, carregamento sem fio e, muito provavelmente, suporte ao MagSafe.

Fonte: The Elec

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.