Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei compra 90 patentes de tecnologia da ex-gigante BlackBerry

Por| 15 de Janeiro de 2021 às 08h20

Link copiado!

Imagem: Camila Rinaldi/Canaltech
Imagem: Camila Rinaldi/Canaltech
Tudo sobre BlackBerry

Figurinha carimbada em reuniões de executivos há 10 anos, a BlackBerry estrelou uma decadência vertiginosa após o lançamento do iPhone, mesmo adotando o sistema Android em seus dispositivos. Apesar do futuro incerto de seus smartphones, uma parte da empresa continua viva e confirmou recentemente a venda de 90 patentes para a chinesa Huawei.

O que sobrou da BlackBerry atualmente se posiciona como uma empresa de licenciamento, aproveitando as soluções empresariais criadas na época dos celulares. Além disso, a companhia aluga o direito de uso da marca para empresas interessadas em vender aparelhos móveis, casos da chinesa TCL e, mais recentemente, da norte-americana Onward, que anunciou seu retorno para este ano.

Segundo representantes da BlackBerry, a transação com a Huawei envolveu patentes relacionadas a segurança e funções básicas dos celulares, sem entrar em maiores detalhes.

Continua após a publicidade

Bastidores

Além do licenciamento de marcas e patentes, a BlackBerry continua ativa ainda em um segmento no qual entrou ao tentar reviver sua linha de celulares. A aquisição do sistema operacional QNX — usado como base do BlackBerry 10 — ainda rende frutos para a empresa.

O QNX já era bastante utilizado em sistemas embarcados, incluindo carros e dispositivos médicos, e continua sendo até hoje, por exemplo, no carro apresentado pela Sony durante a CES 2021.

Continua após a publicidade

Fonte: The Globe and Mail