/i14057.jpeg)
Huawei compra 90 patentes de tecnologia da ex-gigante BlackBerry
Figurinha carimbada em reuniões de executivos há 10 anos, a BlackBerry estrelou uma decadência vertiginosa após o lançamento do iPhone, mesmo adotando o sistema Android em seus dispositivos. Apesar do futuro incerto de seus smartphones, uma parte da empresa continua viva e confirmou recentemente a venda de 90 patentes para a chinesa Huawei.
- Fim da linha para BlackBerry? TCL não desenvolverá mais smartphones da marca
- HarmomyOS é mais completo que Android e iOS, garante Huawei
- Huawei planeja lançar loja de apps e navegador próprio no PC, indica rumor
O que sobrou da BlackBerry atualmente se posiciona como uma empresa de licenciamento, aproveitando as soluções empresariais criadas na época dos celulares. Além disso, a companhia aluga o direito de uso da marca para empresas interessadas em vender aparelhos móveis, casos da chinesa TCL e, mais recentemente, da norte-americana Onward, que anunciou seu retorno para este ano.
Segundo representantes da BlackBerry, a transação com a Huawei envolveu patentes relacionadas a segurança e funções básicas dos celulares, sem entrar em maiores detalhes.
Bastidores
Além do licenciamento de marcas e patentes, a BlackBerry continua ativa ainda em um segmento no qual entrou ao tentar reviver sua linha de celulares. A aquisição do sistema operacional QNX — usado como base do BlackBerry 10 — ainda rende frutos para a empresa.
O QNX já era bastante utilizado em sistemas embarcados, incluindo carros e dispositivos médicos, e continua sendo até hoje, por exemplo, no carro apresentado pela Sony durante a CES 2021.
BlackBerry QNX has design wins with 19 of the top 25 electric vehicle OEMs, which together have 61% of the EV market. Thrilled to see @Sony’s VISION-S electric vehicle (with QNX integrated) prototype come to life at #CES2021. More via @arstechnica: https://t.co/enEyjNBtz2 pic.twitter.com/qEFF4pt0Wc
— BlackBerry (@BlackBerry) January 14, 2021
Fonte: The Globe and Mail
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.