Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fim da linha para BlackBerry? TCL não desenvolverá mais smartphones da marca

Por| 03 de Fevereiro de 2020 às 17h30

Link copiado!

Fim da linha para BlackBerry? TCL não desenvolverá mais smartphones da marca
Fim da linha para BlackBerry? TCL não desenvolverá mais smartphones da marca
Tudo sobre BlackBerry

Acabou o acordo entre BlackBerry e TCL. A partir de setembro deste ano, a empresa chinesa não poderá mais utilizar a marca canadense. A informação foi revelada pelo perfil oficial da BlackBerry no Twitter, em um comunicado escrito por funcionários da TCL.

De acordo com o texto, a TCL garante suporte aos dispositivos da marca até agosto de 2022 ou até quando a legislação de cada mercado exigir. As vendas encerram em 31 de agosto de 2020. O último smartphone da parceria foi lançado há quase dois anos, então, teoricamente, as atualizações de sistema podem ser encerradas, mantendo-se apenas alguns updates de segurança até o ano que vem.

O comunicado não explica os motivos para o fim do acordo, mas, especula-se que tenha a ver com a intenção da TCL em entrar no mercado com dispositivos próprios. A empresa já tem mostrado alguns dobráveis desde o ano passado e, na CES 2020, anunciou novos modelos intermediários premium.

Continua após a publicidade

Além da BlackBerry, a TCL também é dona da Alcatel. No Brasil, detém ainda a marca Semp. Não é de se estranhar, portanto, que uma delas se sentisse deixada de lado.

A BlackBerry ainda deixa no ar a possibilidade de lançar novos dispositivos no futuro, deixando claro que é a TCL que não terá mais os direitos de uso da marca. Resta saber, portanto, se alguma outra empresa tem interesse em um acordo com os canadenses. É bom lembrar que a companhia está desenvolvendo softwares automotivos com a Amazon.

O que diz o comunicado

Continua após a publicidade

“Quando a TCL Communication anunciou em dezembro de 2016 que havíamos entrado em um acordo de uso da marca e suporte de tecnologia com a BlackBerry Limited para continuar disponibilizando novos e modernos smartphones globalmente, ficamos muito empolgados em aceitar esse desafio”, diz o comunicado, que ainda exaltou os modelos BlackBerry lançados pela chinesa, mantendo o DNA de dispositivos seguros.

“Lamentamos informar que, a partir de 31 de agosto de 2020, a TCL Communication não venderá mais dispositivos da marca BlackBerry. A TCL Communication não tem mais direitos de desenvolver, produzir ou vender novos dispositivos BlackBerry, mas a TCL vai continuar a fornecer suporte aos dispositivos móveis existentes, incluindo serviços ao consumidor e garantia até 31 de agosto de 2022 - ou enquanto for necessário seguindo as leis locais onde o dispositivo for comprado”, segue a empresa, que ainda informa haver mais detalhes no site oficial da marca BlackBerry.

O texto fecha com os agradecimentos à empresa pela parceria e aos fãs da marca pelo apoio. “Estamos gratos de ter a oportunidade de conhecer tantos fãs ao redor do mundo em nossas paradas do tour mundial. O futuro é brilhante para ambas TCL Communication e BlackBerry Limited, e esperamos continuar a apoiar ambas conforme seguirmos nossos caminhos”.

Fonte: Twitter