Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Huawei Band 6 | Uma das melhores smartbands do momento

Por| Editado por Léo Müller | 22 de Julho de 2021 às 17h00

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

Não é de hoje que a Huawei se destaca no mercado de tecnologia, com produtos incríveis e preços muito competitivos, tirando o sono e o sossego de grandes empresas como a Apple e a Samsung.

A Huawei Band 6 é uma pulseira inteligente que se sobressai pelos recursos avançados e pelo excelente custo-benefício, mas será que isso é suficiente para convencer o consumidor a deixar as opções mais tradicionais de lado e apostar na plataforma própria da Huawei?

Prós e contras

Continua após a publicidade

Prós

  • Recursos avançados para monitoramento de saúde;
  • Mais de 96 modos de atividades físicas disponíveis na memória;
  • Ótimo desempenho;
  • Tela AMOLED com alta densidade de pixels.

Contras

  • Pulseiras não podem ser trocadas pelo usuário;
  • Monitor de oxigenação do sangue consomem muita bateria;
  • Notificações chegam atrasadas e com textos cortados.
Continua após a publicidade

Confira o preço atual da Huawei Band 6

Design e construção

A Huawei Band 6 é uma pulseira inteligente que evoluiu bastante se pensarmos na quarta versão do produto. Contudo, ela traz apenas upgrades pontuais sobre a quinta versão, mostrando que a marca está no caminho certo, ao menos nessa linha de produtos.

O dispositivo é feito em uma liga plástica coberta por fibra de vidro, o que confere um aspecto robusto e elegante ao produto. Ela tem bordas arredondadas, sensores para medições na parte inferior e um único botão centralizado no lado direito do produto.

Continua após a publicidade

A pulseira da Huawei Band 6 é feita em silicone e passa por um cuidadoso tratamento UV para não incomodar a pele, mesmo com o atrito entre o suor e a pulseira. Isso também ajuda a prevenir aquele aspecto encardido que pulseiras mais simples acabam desenvolvendo ao longo dos meses de uso.

Nos meus testes, eu praticamente não senti a pulseira no braço e pude usar o dispositivo enquanto dormia sem me incomodar, o que não acontece quando durmo com smartwatches, por exemplo. A pulseira pesa apenas 18 g e realmente é uma das mais macias e maleáveis que já usei, com vários níveis de ajuste para caber em todos os tamanhos de pulsos.

Continua após a publicidade

Para você, fã da Mi Band ou de pulseiras intercambiáveis, fica a decepção: a pulseira da Huawei Band 6 é fixa e não pode ser substituída por um acessóriode terceiros. Ao menos a Huawei disponibiliza 4 cores muito bonitas e com nomes bem legais (Preto Grafite, Verde Floresta, Âmbar Nascer do Sol e Rosa Sakura) para todos os gostos e estilos.

Tela

Uma das melhores coisas que a Huawei Band 6 possui é a sua belíssima tela AMOLED de 1,47'', com 64% de aproveitamento da face frontal e com densidade de 282 pixels por polegada. Ela mostra tudo de forma brilhante, com as cores saturadas que tanto amamos nos nossos celulares.

O painel é levemente curvo e com bordas arredondadas e responde incrivelmente bem aos comandos realizados pelo usuário. O toque é macio e preciso ao deslizar entre os diversos menus da smartband, mas a Huawei não informa se a tela conta com alguma proteção contra riscos — o que eu espero de coração, que exista.

Continua após a publicidade

Por se tratar de um painel AMOLED, os menus com fundos escuros fazem com que os pixels da tela se apaguem por completo, aumentando a autonomia de bateria. Melhor ainda: ele não cega o usuário que esqueceu o brilho no máximo e quer ver que horas são no meio da madrugada.

Os níveis de brilho são bem flexíveis e ajudam muito o usuário tanto em um dia ensolarado, quanto no escuro total. Isto é, o sensor de luminosidade funciona muito bem para alternar os níveis de brilho conforme o ambiente. O display é nítido o bastante para ser visto até embaixo d'água, mostrando que a Huawei caprichou mesmo na tela do dispositivo.

As watchfaces são muito bonitas, mas não são tão interativas como as de um smartwatch, e existem muitas opções para serem baixadas e personalizadas no app Saúde (gratuito para Android e iOS.)

Continua após a publicidade

Pessoalmente, eu não gostei muito das fontes usadas nos mostradores. Existem muitas cópias bem óbvias de conceitos e menus utilizados em dispositivos de outras marcas, como os círculos de atividade do Apple Watch ou os menus circulares do Galaxy Watch, por exemplo. Isso tira um pouco da originalidade do ecossistema de apps da Huawei, mas que não atrapalham a usabilidade no fim das contas.

Configuração e desempenho

A Huawei Band 6 surpreende bastante pelo seu desempenho, com um sistema operacional bonito, leve e fluido, mesmo que ainda seja apenas uma fitness tracker sem muitos recursos dos smartwatches mais caros e avançados. Você pode receber notificações de praticamente qualquer aplicativo presente no seu celular, mas não pode interagir de forma complexa com elas. Alguns smartwatches permitem até responder mensagens do WhatsApp ou enviar áudios direto do relógio, por exemplo.

Os menus são bem simples e intuitivos. Você desliza o dedo de cima para baixo para puxar a aba de configurações do dispositivo, e puxa de baixo para cima para ler as notificações do seu smartphone.

Continua após a publicidade

Deslizando a tela para os lados, você alterna entre os modos de leitura de batimentos cardíacos; nível de estresse; nível de oxigenação do sangue (SpO2); controles para o player de música; localização; temperatura; e círculo de atividades, com o resumo dos seus treinos e gastos calóricos diários, por exemplo.

Você pode usar o app Saúde da Huawei para customizar os menus que deseja visualizar no dispositivo e a ordem em que eles aparecem. É possível também adicionar ou remover os atalhos pouco utilizados, tornando tudo bem customizável e fácil de se usar.

Ao apertar o botão principal, você abre o carrossel de opções com todos os aplicativos disponíveis na Huawei Band 6. Existe uma boa variedade de opções para personalizar e manter o registro dos seus treinos: são 96 modos diferentes de atividades rastreáveis. Você ainda pode usar o temporizador, definir alarmes e até encontrar o seu celular perdido entre as almofadas do sofá de casa, por exemplo, por meio da Band 6.

Continua após a publicidade

Para realizar as medições de monitoramento de saúde, cada app cuida de uma função específica, permitindo ao usuário medir seus batimentos cardíacos ou nível de oxigenação do sangue em testes separados. Conforme a Huawei, os sensores possuem mais de 93,9% de precisão nos resultados obtidos com a Huawei Band 6. Trata-se de um número bem expressivo para um dispositivo tão pequeno e que não é considerado um instrumento médico (e que não deve ser usado para tal finalidade).

Um recurso muto legal da Huawei Band 6 é a detecção automática de atividades físicas. Ela usa acelerômetro, giroscópio e sensor óptico de frequência cardíaca para detectar os movimentos do seu corpo e "identificar" a atividade física em curso, sem você precisar começar um modo de treino específico.

Um recurso muto legal da Huawei Band 6 é a detecção automática de atividades físicas. Ela usa acelerômetro, giroscópio e sensor óptico de frequência cardíaca para detectar os movimentos do seu corpo e "identificar" a atividade física em curso, sem você precisar começar um modo de treino específico.

Continua após a publicidade

Aliás, eu acho muito importante que vocês, caros leitores, fiquem sabendo: há um review da Huawei Band 6 no nosso canal no YouTube, e o produto também foi analisado pelo nosso querido amigo Adriano Ponte.

O Adriano não gostou da experiência de software entregue pela Huawei Band 6, o que mostra como o Canaltech é um lugar com muita diversidade de opiniões e liberdade para podermos contar a você tudo sobre determinado assunto, sem amarras.

Acompanhamento físico

Continua após a publicidade

Somente um review de uma pulseira inteligente para me tirar temporariamente do sedentarismo, não é mesmo?

Para analisar esta belíssima peça de tecnologia móvel, eu pratiquei algumas caminhadas, com ritmos variando entre o leve e o moderado. Eu me submeti a uma aula extenuante de treino HIT, que vai além de todas as minhas capacidades de sedentário. Mas vale tudo em nome da ciência, eu diria.

Segundo os registros feitos pelo app Huawei Saúde, em quase uma hora de sofrimento treino, eu queimei 536 calorias. Mantive a medição de batimentos cardíacos e oxigenação no sangue ativas em simultâneo para testar os limites do produto, que respondeu muito bem, sem travamentos ou erros inesperados.

A Huawei Band 6 não possui GPS integrado. Portanto, ela o GPS do seu smartphone para calcular a distância percorrida em corridas e caminhadas, mesmo que você pratique alguma atividade indoor.

Nas minhas caminhadas ao ar livre, eu não notei nenhum aquecimento do dispositivo ou comportamento anormal. Toda a leitura de calorias gastas e distância percorrida foi bem suave e intuitiva.

Eu pude ver todo o trajeto que percorri pelo Google Maps, já que o app Saúde possui uma API que integra o famoso serviço de mapas da Google com o seu dispositivo em tempo real. Isso pode ser uma boa opção para quem não assina serviços como o Strava, por exemplo.

Sendo uma pessoa que sofre constantemente com a insônia, eu resolvi usar a Huawei Band 6 sempre no pulso, até mesmo na hora de dormir.

A Huawei enfatiza que a função TruSleep faz milagres, e que a tecnologia HHT (Hilbert-Huang Transform) pode analisar o ritmo sinusal e os batimentos cardíacos para ler com precisão as etapas do sono, e a qualidade destes períodos de descanso.

O resultado é bastante surpreendente, pois a pulseira inteligente da Huawei conseguiu observar todas as fases mais importantes do meu ciclo de sono, incluindo até o cochilo que dei na hora do almoço.

O produto oferece proteção contra poeira, suor e resistência contra água de 5 ATM. Em outras palavras, a Huawei Band 6 resiste à água doce e salgada em até 50 metros de profundidade, mas que não é indicada para mergulhos ou esportes radicais como o esqui aquático, por exemplo.

“A Huawei Band 6 sai na frente das concorrentes com um sistema operacional bonito e muito bem feito, mais de 96 modos de treino, proteção contra água de 5 ATM e uma tela AMOLED de encher os olhos.”

Conectividade 

A Huawei Band 6 SE conecta aos dispositivos Android e iOS via Bluetooth 5.0 e também é compatível com redes WiFi 2,4GHz. O pareamento é feito pelo app, que pode ler e ter acesso à praticamente todos os recursos do seu celular, como a identificação de chamadas, leitura de mensagens, SMS, notificações de apps e acesso aos serviços de localização do dispositivo. Tais permissões podem ser controladas pelo usuário se ele estiver usando as versões mais recentes do Android ou do iOS.

Após o pareamento inicial, tudo conversa de forma harmoniosa e sem maiores problemas, exceto pela forma como o dispositivo lida com as notificações recebidas. Nos meus testes, notei algumas notificações sendo recebidas com atraso, e qualquer alerta que incluísse algum texto um pouco mais extenso era cortado de forma abrupta. Nomes de remetentes de mensagens no WhatsApp e títulos de emails acabavam aparecendo pela metade.

É importante sempre frisar para vocês a diferença entre um smartwatch — que é feito para ser um "mini" celular de pulso — e uma fitness tracker como a Huawei Band 6, que tem suas limitações compreensíveis.

A Huawei Band 6 não é um dispositivo autônomo, e precisa de pareamento constante com o seu celular para reproduzir música, usar serviços de GPS ou receber notificações. Ela até pode salvar os dados do último treino realizado, mas, se você procura um dispositivo que funcione sem a ajuda de um smartphone, este não é o produto ideal para você.

Bateria e carregamento

A Huawei Band 6 promete 14 dias de autonomia no uso casual ou uma semana de uso intenso, com várias medições sendo realizadas simultaneamente. Contudo, não consegui esgotar a bateria por completo no meu período de testes. Isso mesmo usando o dispositivo com brilho sempre no automático e aproveitando bastante o recurso de reprodução e controles de mídias com o Spotify e YouTube.

Notei um gasto maior de energia quando caminhei ao ar livre com o GPS do meu smartphone enviando informações de geolocalização para a pulseira, algo que pode encurtar bastante a meta de duas semanas longe do carregador. A pulseira é carregada via cabo com conectores magnéticos (inclusa na caixa do produto) e pode durar 30 minutos a mais com uma carga rápida de 5 minutos na tomada.

“Usando a Huawei Band 6 para receber notificações e realizar atividades físicas moderadas, a bateria pode ultrapassar a marca de 14 dias de autonomia, um período relativamente alto longe das tomadas”

Concorrentes diretos

A Huawei Band 6 é repleta de recursos avançados, com alguns deles sendo encontrados somente em smartwatches que custam até 5 vezes mais. A Mi Band 6 da Xiaomi é sua principal concorrente, mesmo com display inferior e poucos modos de treino, se comparados aos da Huawei Band 6.

Esse produto está situado em uma faixa de preço muito específica, e conta com recursos que a deixam no limbo entre uma pulseira inteligente mais simples e um smartwatch avançado.

Por isso, a MI Band 6 é a única concorrente que deve ser considerada agora, se você está indeciso sobre a Huawei Band 6.

Conclusão

A Huawei Band 6 é uma grata surpresa em meio à tantas smartbands previsíveis vendidas atualmente. Com tela AMOLED muito bonita, recursos que são geralmente encontrados nos smartwatches mais caros e 96 modos diferentes de atividades, o dispositivo é um aliado poderoso para quem busca uma vida mais saudável e conectada. Tudo isso sem gastar muito em um smartwatch com recursos extras que pouca gente usa.

Eu gostei bastante da experiência de usar a Huawei Band 6 como o meu único wereable. Qualquer pessoa que comprar este produto terá em mãos uma fitness tracker rápida, bonita e inteligente.

Para mim, resistência à água de até 5 ATM é um grande diferencial entre os concorrentes, que geralmente se limitam aos níveis de proteção contra água mais simples, como o IPX4, por exemplo.

Se você gostou do produto e quiser garantir o seu, a oportunidade que o Canaltech Ofertas separou para você.