Apple Watch Series 10 pode ter medidor de pressão arterial
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
A Apple pode implementar a medição de pressão arterial como um dos novos recursos de saúde na linha Watch Series 10. Mais detalhes sobre a função foram revelados em um rumor recente, que mostrou como ela deve funcionar na prática.
- Amazfit lança relógios Active com até 16 dias de bateria
- Review Huawei Watch GT 4 | Smartwatch refinado e preciso
Após apresentar soluções para detectar problemas já existentes no coração, a Apple teria voltado suas atenções para recursos preventivos de saúde. Isso teria frustrado alguns médicos que trabalham dentro da Apple desenvolvendo novas tecnologias, mas ao mesmo tempo deve representar a chegada de novidades nas próximas gerações.
Fontes internas da marca também falaram que “o Tim [Cook, CEO da Apple] e o Jeff [Williams, Diretor de Operações da Apple] estão receosos de fazerem algo errado, e por isso focam em manter a imagem da companhia”.
Por isso, a primeira geração do medidor teria apenas a capacidade de avisar o usuário caso a pressão esteja em uma tendência positiva, além de abrir uma ferramenta para que ele anote o que está sentindo no exato momento do alerta.
Desta forma, o relógio não seria capaz de mostrar medições precisas, ou mesmo fazer um diagnóstico prévio. Isso pode ser possível em gerações futuras da tecnologia, mas elas ainda estariam longe de seu lançamento.
Na verdade, os alertas se limitariam a recomendar a visita a um médico, que poderá fazer um exame mais aprofundado e entregar informações mais seguras.
Mesmo que seja uma potencial novidade para o Apple Watch, a presença de smartwatches com medição de pressão não é algo inédito. A Huawei já apresentou o recurso em 2021, com o modelo Watch D, e a Samsung também permite isso com vários de seus Galaxy Watch — porém a calibração inicial exige o uso de um dispositivo específico para medição de pressão arterial.
Apple amplia investimentos em recursos de saúde
Também foi dito que um sensor de glicose no sangue também deve ser apresentado no futuro, com uma lógica parecida em relação ao medidor de pressão — ou seja, o objetivo é oferecer alertas e sugestões em momentos específicos, em vez de entregar informações mais sensíveis e precisas.
Outros recursos de saúde esperados para as próximas gerações do Apple Watch incluem a detecção de apneia do sono, também prevista para o modelo de 2024.
Já a linha AirPods de fones de ouvido também deve entrar na onda da saúde, com o suposto suporte para testes de qualidade auditiva, que normalmente são realizados apenas por especialistas.
Por sua vez, o headset Apple Vision Pro pode passar a oferecer o diagnóstico de problemas de saúde mental, além de trazer suporte para lentes de correção de grau de forma integrada no futuro.
Fonte: Bloomberg