Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi misterioso é visto em certificação com comunicação via satélite

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Fevereiro de 2024 às 07h31

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Xiaomi)
(Imagem: Reprodução/Xiaomi)
Tudo sobre Xiaomi

Um smartphone ainda incerto da Xiaomi foi encontrado nesta semana no banco de dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China, tendo recebido a aprovação necessária para utilizar a tecnologia de comunicação via satélite. Esta não é a primeira vez que vemos o aparelho em questão surgir em certificações, mas rumores confusos não deixam claro se o celular encontrado é o Xiaomi CIVI 4, esperado como a versão chinesa do Xiaomi 14 Lite, ou o aguardado Xiaomi 14 Ultra, próximo telefone premium da gigante.

O documento em questão parece ter sido emitido em 19 de janeiro, e refere-se a um aparelho identificado pelo número de modelo 24031PN0DC. Além de embarcar suporte à comunicação via satélite, o celular traz 5G de alta velocidade e, como esperado, adota o Android como sistema operacional. Não há outros detalhes relacionados às especificações do smartphone, mas o código de identificação dá a entender que o lançamento pode acontecer já em março.

Um dos padrões dos números de modelo da Xiaomi é que os quatro primeiros dígitos costumam sinalizar a janela em que a companhia pretende lançar determinado smartphone. No caso do telefone encontrado nesta semana, temos 24, para indicar o ano de 2024, e 03, apontando para o mês de março. O ponto que realmente gera dúvidas é a qual modelo esse código pertence, já que os rumores apontam para diferentes opções.

Continua após a publicidade

Quando foi vazado pela primeira vez em setembro do ano passado, o 24031PN0DC foi associado ao CIVI 4, celular intermediário premium que poderia chegar ao mercado global como Xiaomi 14 Lite. A novidade foi citada em rumores seguintes com poucos detalhes, devendo se posicionar como uma opção mais potente que seu antecessor ao apostar no processador MediaTek Dimensity 8300-Ultra, ou ainda no Snapdragon 7 Gen 3, ambos com potencial de entregar performance próxima ao de topos de linha do ano retrasado.

No entanto, em publicação na rede social chinesa Weibo, o renomado leaker Digital Chat Station, que possui um bom histórico de vazamentos, sugeriu que a nova certificação do MIIT pertenceria ao Xiaomi 14 Ultra. Já citado em vários teasers oficiais, o modelo avançado está sendo preparado para competir com o Galaxy S24 Ultra, oferecendo processamento potente com Snapdragon 8 Gen 3, câmeras ainda mais encorpadas e um visual similar ao do antecessor com alguns refinamentos.

Se considerarmos que a função de comunicação via satélite tem sido oferecida de forma limitada em celulares premium, seria mais lógico que o aparelho certificado seja de fato o novo modelo premium da Xiaomi. Por outro lado, não seria impossível por parte da gigante começar a expandir a disponibilidade da tecnologia para opções mais acessíveis como o CIVI 4, ainda mais quando colocamos na conta que a série CIVI é composta de intermediários premium.

Seja como for, se o prazo indicado pelo número de modelo for cumprido, não deve faltar muito para descobrirmos qual é o dispositivo prestes a ser lançado. Também é bastante provável que a companhia revele seus planos para ambas as linhas ainda neste mês, durante a MWC 2024, em que a fabricante deve ter uma participação de peso conforme sugerem teasers oficiais.

Fonte: The Tech Outlook