MediaTek Dimensity 8300 chega com foco em IA generativa e eficiência energética
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Pouco menos de um ano após ter apresentado o Dimensity 8200, a MediaTek acaba de atualizar as suas opções de plataformas para celulares intermediários e avançados com o Dimensity 8300. O chip chegou com melhorias de performance e eficiência energética, além de trazer mais recursos voltados para a inteligência artificial (IA) em celulares, buscando competir com chips da Qualcomm como Snapdragon 7 Plus Gen 2 e Snapdragon 7 Gen 3.
- Xiaomi 14 Ultra deve ganhar bateria maior, aponta rumor
- Review Motorola Edge 40 Neo | Celular com pegada premium
Para isso, o componente traz uma APU 780 AI integrada ao chipset, com suporte para que os desenvolvedores possam desenvolver plataformas de IA generativa no estilo do ChatGPT.
As aplicações de Grandes Modelos de Linguagem (LLM) podem chegar a até 10 bilhões de parâmetros, com difusão estável — na prática, isso significa que o chip será capaz de entregar resultados mais rapidamente, mesmo em tarefas mais complexas como a criação de textos ou imagens. Com a mesma arquitetura do Dimensity 9300, a APU 780 entrega melhorias de 2x na computação INT e FP16, além de 3,3x mais performance de IA em relação ao Dimensity 8200.
O processador octa-core tem uma arquitetura composta por quatro núcleos Cortex-A715 com frequências de 3,35 GHz para máxima performance, além de quatro Cortex-A510 voltados para a eficiência energética.
Na prática, isso representa um aumento de performance de 20% em comparação com a geração anterior, enquanto os ganhos de eficiência ficam próximos de 30%, de acordo com o que afirmou a MediaTek.
A plataforma ainda inclui uma GPU Mali-G615 para o processamento gráfico, com promessa de melhorias de 60% no pico de desempenho, e 55% na eficiência energética.
Por sua vez, a tecnologia HyperEngine adapta o desempenho dos aparelhos em jogos, de acordo com as demandas de cada título. Com isso, os usuários poderão usufruir de uma experiência com melhor resfriamento, maiores taxas de quadros e baixos níveis de lag.
Há alguns dias, o MediaTek Dimensity 8300 foi encontrado em um teste de performance com resultados melhores em comparação com o Snapdragon 8 Plus Gen 1, que foi a plataforma mobile mais poderosa da rival Qualcomm durante grande parte do ano de 2022.
MediaTek Dimensity 8300 tem melhorias no ISP, conectividade e mais
Já o processador de imagem HDR-ISP Imagiq 980 de 14-bit promete entregar mais clareza nos resultados em vídeos 4K a 60fps, além de ser capaz de gravar por mais tempo graças às melhorias na eficiência energética.
Na conectividade, o Dimensity 8300 oferece um modem 5G no padrão 3GPP Release-16, e agregação de operadora 3CC. Portanto, isso significa que as velocidades de downlink podem chegar a até 5,17 Gbps, segundo a empresa.
Ainda não foram divulgados quais serão os primeiros modelos a trazerem o MediaTek Dimensity 8300, mas a marca revelou que eles chegarão ainda em 2023.
Uma confirmação veio da Xiaomi, que informou a chegada iminente do modelo Redmi K70E com o Dimensity 8300 Ultra — versão do Dimensity 8300 com clocks mais altos, que deve ganhar mais detalhes em breve. Além disso, a empresa divulgou um teste de performance na plataforma AnTuTu, em que o aparelho chegou a 1.526.328 pontos — um resultado considerado positivo para um dispositivo deste patamar.
Fonte: MediaTek