Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek Dimensity 8300 chega com foco em IA generativa e eficiência energética

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Novembro de 2023 às 14h55

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

Pouco menos de um ano após ter apresentado o Dimensity 8200, a MediaTek acaba de atualizar as suas opções de plataformas para celulares intermediários e avançados com o Dimensity 8300. O chip chegou com melhorias de performance e eficiência energética, além de trazer mais recursos voltados para a inteligência artificial (IA) em celulares, buscando competir com chips da Qualcomm como Snapdragon 7 Plus Gen 2 e Snapdragon 7 Gen 3.

Para isso, o componente traz uma APU 780 AI integrada ao chipset, com suporte para que os desenvolvedores possam desenvolver plataformas de IA generativa no estilo do ChatGPT.

Continua após a publicidade

As aplicações de Grandes Modelos de Linguagem (LLM) podem chegar a até 10 bilhões de parâmetros, com difusão estável — na prática, isso significa que o chip será capaz de entregar resultados mais rapidamente, mesmo em tarefas mais complexas como a criação de textos ou imagens. Com a mesma arquitetura do Dimensity 9300, a APU 780 entrega melhorias de 2x na computação INT e FP16, além de 3,3x mais performance de IA em relação ao Dimensity 8200.

O processador octa-core tem uma arquitetura composta por quatro núcleos Cortex-A715 com frequências de 3,35 GHz para máxima performance, além de quatro Cortex-A510 voltados para a eficiência energética.

Na prática, isso representa um aumento de performance de 20% em comparação com a geração anterior, enquanto os ganhos de eficiência ficam próximos de 30%, de acordo com o que afirmou a MediaTek.

A plataforma ainda inclui uma GPU Mali-G615 para o processamento gráfico, com promessa de melhorias de 60% no pico de desempenho, e 55% na eficiência energética.

Continua após a publicidade

Por sua vez, a tecnologia HyperEngine adapta o desempenho dos aparelhos em jogos, de acordo com as demandas de cada título. Com isso, os usuários poderão usufruir de uma experiência com melhor resfriamento, maiores taxas de quadros e baixos níveis de lag.

Há alguns dias, o MediaTek Dimensity 8300 foi encontrado em um teste de performance com resultados melhores em comparação com o Snapdragon 8 Plus Gen 1, que foi a plataforma mobile mais poderosa da rival Qualcomm durante grande parte do ano de 2022.

MediaTek Dimensity 8300 tem melhorias no ISP, conectividade e mais

Continua após a publicidade

Já o processador de imagem HDR-ISP Imagiq 980 de 14-bit promete entregar mais clareza nos resultados em vídeos 4K a 60fps, além de ser capaz de gravar por mais tempo graças às melhorias na eficiência energética.

Na conectividade, o Dimensity 8300 oferece um modem 5G no padrão 3GPP Release-16, e agregação de operadora 3CC. Portanto, isso significa que as velocidades de downlink podem chegar a até 5,17 Gbps, segundo a empresa.

Ainda não foram divulgados quais serão os primeiros modelos a trazerem o MediaTek Dimensity 8300, mas a marca revelou que eles chegarão ainda em 2023.

Continua após a publicidade

Uma confirmação veio da Xiaomi, que informou a chegada iminente do modelo Redmi K70E com o Dimensity 8300 Ultra — versão do Dimensity 8300 com clocks mais altos, que deve ganhar mais detalhes em breve. Além disso, a empresa divulgou um teste de performance na plataforma AnTuTu, em que o aparelho chegou a 1.526.328 pontos — um resultado considerado positivo para um dispositivo deste patamar.

Fonte: MediaTek