iPhone 13 Pro Max passa por teste de câmeras do DXOMARK
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté | •
O iPhone 13 Pro Max trouxe uma das suas principais mudanças visuais no módulo de câmeras, que apresenta dimensões ainda maiores do que o iPhone 12 Pro Max. E pelo visto a modificação teve resultados práticos, já que ele recebeu 137 pontos na avaliação de câmeras do DXOMARK, contra 130 do modelo anterior. Além disso, as lentes frontais são ligeiramente melhores, com 99 pontos contra 97 do celular antecessor.
- Como ativar o resumo de notificações do iPhone
- Como usar o app Traduzir no iPhone
- iPhone 14 deve ter o mesmo notch do iPhone 13
Câmeras com exposição precisa e tons agradáveis
Os principais destaques positivos das câmeras traseiras incluem a exposição precisa em rostos, tons de cor agradáveis, alto nível de detalhes em fotos ao ar livre ou em ambientes fechados, bom alcance dinâmico e ampla faixa de foco em vídeos. Como o aparelho traz o mesmo conjunto do iPhone 13 Pro, ele obteve resultados similares.
O iPhone 13 Pro Max traz três sensores traseiros de 12 MP, em que a câmera principal tem abertura f/1.5 e estabilização Sensor Shift, enquanto a ultrawide tem abertura f/1.8 e a teleobjetiva tem abertura f/2.8. O aparelho ainda traz um sensor LiDAR, e é capaz de fazer gravações em resolução máxima 4K a 60 quadros por segundo.
Como as câmeras são as mesmas do iPhone 13 Pro, o DXOMARK somente acrescentou alguns testes adicionais no iPhone 13 Pro Max, especialmente em ambientes com menos luz disponível. Em condições que teoricamente seriam as mais difíceis para o celular — ou seja, com uma forte fonte de luz batendo de frente com as lentes — ele consegue ajustar o nível de exposição de forma satisfatória, deixando em evidência o que realmente importa: os rostos e expressões faciais. Mesmo assim, o alcance dinâmico é limitado.
Ainda em ambientes mais escuros, a ativação do zoom pode provocar um certo nível de perda de detalhes, especialmente quando aplicado um zoom digital (crop). Mesmo assim, os resultados podem ser considerados satisfatórios.
Já o foco automático permanece excelente, de acordo com o DXOMARK. O aparelho é capaz de apresentar alta precisão, com cerca de 400 ms necessários para alcançar o foco correto, tempo considerado rápido. Um sistema de shutter lag é capaz de capturar uma foto antes mesmo de o obturador ser acionado. Para vídeos, os níveis de estabilização continuam bastante satisfatórios e o balanço de cores correto, assim como no iPhone 13 Pro.
Alguns pontos negativos indicados pelo DXOMARK incluem o alto nível de ruído em determinadas situações, assim como uma certa imprecisão momentânea no balanço de branco, erros ocasionais no foco, alto ruído em vídeos escuros, com perda de detalhes.
Câmera frontal com alto alcance dinâmico e nível de detalhes
Assim como acontece nas câmeras traseiras, as lentes frontais do iPhone 13 Pro Max são as mesmas do iPhone 13 Pro, portanto somente alguns testes extras foram feitos pelo DXOMARK. Em ambientes externos, o conjunto é capaz de apresentar um alto alcance dinâmico, exposição correta, alto nível de detalhes, efeito retrato preciso e vídeos com alta qualidade e faixa de foco. O aparelho traz apenas uma câmera para selfies, com 12 MP e abertura f/1.8.
Para gravações, a estabilização é bastante eficiente, mas não é capaz de compensar movimentos mais intensos, como em uma caminhada por exemplo.