Publicidade

Vivo X100 Ultra terá lente com tecnologia de câmeras profissionais

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Divulgação/Vivo
Divulgação/Vivo
X100 Ultra

Novos rumores indicam que a Vivo Mobile deve investir pesado na câmera telefoto periscópio do aguardado Vivo X100 Ultra, empregando lentes normalmente vistas apenas em câmeras profissionais. Associada a um sensor inédito de 200 MP da Samsung, que teria sido desenvolvido em uma parceria entre as duas gigantes, e algoritmos aprimorados, as lentes poderiam posicionar o lançamento como uma das melhores câmeras para zoom em um smartphone.

As informações são de fontes da publicação chinesa Financial Associated Press, e reforçam rumores passados ao apontar que o X100 Ultra adotará o sensor ISOCELL HP9 de 200 MP da Samsung.

A solução teria sido preparada em uma parceria com a gigante sul-coreana, e poderia superar o ISOCELL HP3 empregado em modelos como o Redmi Note 13 Pro Plus, ao ser 12% mais sensível à luz, garantindo melhores resultados em cenas mais desafiadoras.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O forte investimento nas câmeras iria além, ao adotar uma lente FCD100, mais comum em câmeras profissionais, para apoiar o novo sensor. Seu principal diferencial é a composição de classe similar ao mineral Fluorita, considerado um cristal isotrópico, ou seja, que mantém o indíce de refração independente da direção em que a luz o atinge.

No caso da lente em questão, isso garante baixa dispersão dos raios de luz, reduzindo drasticamente artefatos como a aberração cromática, que resulta em menor nitidez e até no surgimento de bordas coloridas, que não deviam aparecer, em torno de objetos.

Apesar de ainda ser um rumor, o uso dessas tecnologias combinadas está alinhado com as promessas dos executivos da Vivo, que afirmaram em publicações que o Vivo X100 Ultra seria praticamente uma "câmera que faz ligações", dando a entender que a qualidade de fotografia do aparelho seria excepcional.

Se essas apostas entregarem o esperado, a novidade pode acabar assumindo uma posição de destaque entre os melhores celulares para fotos com zoom, posto já ocupado pelo próprio Vivo X100 Pro, ao lado de rivais de peso como o OPPO Find X7 Ultra e o Galaxy S24 Ultra.

Vivo X100 Ultra tem ficha completa vazada

As informações do Financial Associated Press chegam junto a outro vazamento, que trouxe a suposta ficha técnica completa do Vivo X100 Ultra, ao lado dos mais simples Vivo X100s Pro e X100s. Divulgada pelo leaker Ishan Agarwal, que tem um bom histórico, a lista não traz surpresas, apenas reforçando o esperado em termos de processamento, recursos e especialmente câmeras.

O topo de linha X100 Ultra estrearia trazendo processador Snapdragon 8 Gen 3, memórias LPDDR5X e UFS 4.0, tela AMOLED curvada de 6,78 polegadas com resolução Quad HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, bateria de 5.500 mAh com recarga de 80 W e carregamento sem fio de 30 W, laterais em alumínio, leitor de digitais ultrassônico sob a tela, e o promissor conjunto triplo de câmeras.

Continua após a publicidade

Além da telefoto periscópio de 200 MP, com zoom óptico de 3,7x e estabilização óptica (OIS), teríamos um sensor principal de 50 MP da classe de uma polegada com OIS, e uma lente ultrawide também de 50 MP. As selfies ficariam a cargo de um sensor de 50 MP, com a maioria das lentes sendo fornecidas pela Zeiss, seguindo a parceria de longa data das duas companhias.

Por sua vez, os Vivo X100s Pro e X100s manteriam as especificações dos Vivo X100 Pro e X100, posicionando-se como opções "intermediárias" e "básicas" na família. A maior novidade de ambos é a adoção do recém-lançado chip MediaTek Dimensity 9300 Plus, com clocks mais altos e melhorias de IA. Ao que teasers indicam, os modelos mais simples também ofereceriam opções renovadas de cores e acabamentos.

Falta muito pouco agora para conhecermos os três aparelhos por completo — o lançamento do Vivo X100 Ultra e dos novos X100s acontece já na próxima segunda-feira, 13 de maio. Ainda devemos ter mais alguns vazamentos até lá.

Continua após a publicidade

Fonte: Financial Associated Press (em chinês)