Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung anuncia sensor ISOCELL HP3 com 200 MP e suporte para 4 trilhões de cores

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Junho de 2022 às 10h41

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung oficializou hoje (23) o novo sensor fotográfico para celulares de 200 MP, o ISOCELL HP3. Segundo a sul-coreana, o componente com “menor pixel da indústria" promete entregar super foco automático e melhor atuação em registros em ambientes escuros.

O tamanho de pixel do ISOCELL HP3 é de apenas 0,56 micrômetro (μm), sendo 12% menor que o antecessor. Para uma comparação, o ISOCELL HP1 — o primeiro sensor de 200 MP da Samsung — foi lançado com 0,64 μm, devendo chegar ao mercado em breve pelas mãos da Motorola.

Ao reduzir o tamanho do pixel do componente, a fabricante também desenvolveu um novo sensor de 1/1,4 polegada. Quase 20% menor que o antecessor, o componente poderá ser usado mesmo em modelos mais finos de dispositivos premium.

Continua após a publicidade

Super foco automático e amplo desempenho com pouca luz

Um dos destaques do ISOCELL HP3 é o foco automático Super QPD. Com essa solução, todos os pixels são equipados com foco automático e cada grupo com quatro pixels forma uma rede capaz de detectar as diferenças de fase na horizontal e vertical.

Segundo a Samsung, o novo sensor grava vídeos em 8K a 30 quadros por segundo (fps) ou 4K a 120 fps com perda mínima no campo de visão. A marca sugere que esse recurso, aliado com o Super QPD, possibilita registrar “imagens cinematográficas” usando celulares.

Continua após a publicidade

Para melhorar fotos em ambientes com pouca luz, o ISOCELL HP3 usa a tecnologia Tetra²Pixel. O recurso permite que o sensor emule um componente com pixel maior para obter “fotos mais brilhantes e vibrantes” mesmo a noite ou em lugares fechados.

Segundo a fabricante, a função combina quatro pixels em um para transformar o sensor de 0,56 μm de 200 MP em um com pixels de 1,12 μm de 50 MP. Também é possível combinar 16 pixels em um para simular um sensor de 2,24 μm de 12,5 MP, gerando imagens "claras como o dia, mesmo durante a noite".

Fotos com 4 trilhões de cores

Continua após a publicidade

Outro destaque do ISOCELL HP3 é o recurso Smart-ISO Pro que maximiza o alcance dinâmico do sensor para celulares. Segundo a marca, a tecnologia combina informações de imagens de três estágios — ISO baixo, médio e alto — para criar as fotos em HDR.

Para mais, a função possibilita que o sensor registre imagens em 4 trilhões de cores com profundidade de cor 14 bits. São 64 vezes mais cores do que os 68 bilhões de tons do componente antecessor com profundidade de 12 bits.

Previsão de lançamento do ISOCELL HP3

Conforme as informações da Samsung, as amostras do ISOCELL HP3 já estão sendo fornecidas para as fabricantes de smartphones. Ademais, a companhia espera que a produção em massa do sensor comece ainda em 2022.

Continua após a publicidade

A má notícia é que, segundo o informante Ice Universe, o ISOCELL HP3 não deve ser usado no Galaxy S23 Ultra. O flagship da marca sul-coreana está previsto para estrear no início de 2023.

Fonte: Samsung, GSM Arena, Twitter/Ice Universe