Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tecno Camon 30 Premier chega com chip MediaTek e quatro câmeras de 50 MP

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Abril de 2024 às 09h16

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Tecno)
(Imagem: Reprodução/Tecno)
Camon 30 Premier

Um dos anúncios da marca durante a MWC 2024, o Tecno Camon 30 Premier foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (17), ganhando prazo para chegar às lojas junto a novos detalhes da ficha técnica. Posicionada entre os modelos mais potentes da fabricante, a novidade tem como destaques o uso de processador da MediaTek, bateria grande com recarga de alta potência e grande foco nas câmeras, que incluem um chip dedicado desenvolvido com a Sony.

O dispositivo começa a chamar atenção pelo design, inspirado em câmeras rangefinder — tipo de câmera que possui um medidor de distância acoplado para entregar um foco manual de alta precisão — e com alguns aspectos que lembram o Xiaomi 13 Ultra.

A tela é plana, enquanto o painel traseiro é levemente levantado na região do módulo de câmeras, composto de um grande círculo que abriga três lentes. Duas cores serão oferecidas: preto, com uso de acabamento em tecido que imita couro em algumas regiões, e prata.

Continua após a publicidade

Para o processamento, o Camon 30 Premier aposta em um chipset personalizado, o MediaTek Dimensity 8200 Ultimate. Ao que parece, há apenas uma versão encorpada com 12 GB de RAM e 512 GB de armanzenamento, sem possibilidade de expansão via cartões MicroSD.

Solução intermediária poderosa, presente em aparelhos como o Xiaomi 13T, o Dimensity 8200 é comparável ao Snapdragon 7 Gen 3 da Qualcomm, empregado no recém-lançado Motorola Edge 50 Pro. Não está claro o que a versão "Ultimate" ofereceria, mas o mais provável é que haja um trabalho de otimização para as câmeras e os recursos de IA.

Centro das atenções, o conjunto de lentes é composto de um sensor principal Sony IMX890 de 50 MP, visto em aparelhos como o OnePlus 11 e o ROG Phone 8, acompanhado de ultrawide de 50 MP com campo de visão bem limitado de 114° e telefoto periscópio também de 50 MP, com zoom óptico de 3x. As selfies ficam a cargo de uma lente de 50 MP posicionada em um furo no topo da tela.

O segredo para as promessas de alta qualidade de fotografia é o sistema de imagem PolarAce, baseado no processador de sinal de imagem (ISP) CXD5622GG da Sony, escolha incomum quando consideramos que as fabricantes costumam trabalhar em ISPs próprios quando querem ter maior controle das câmeras.

Para tirar proveito do componente, a Tecno trabalhou em uma série de algoritmos de IA, incluindo aplicação de HDR completo em cenas diurnas e noturnas (algo que seria inédito na indústria), o Universal Tone para tons de pele mais precisos, o AIGC Mode para editar retratos com roupas sociais e outras modificações profundas, e o AI One Click Eraser para remover objetos indesejados.

Conclui o departamento de fotografia o "Action Dot", um LED vermelho que indica quando uma gravação está ocorrendo, além de reagir a notificações, indicar o nível de carga, sinalizar quando comandos de voz estiverem sendo processados, entre outras aplicações.

Continua após a publicidade

Apesar do foco nas câmeras, o restante das especificações também é bastante robusto. A tela AMOLED apresenta 6,77 polegadas, com resolução 1,5K de 2780 x 1264 pixels e taxa de atualização variável de até 120 Hz, e é complementada pelo sistema de som estéreo com áudio espacial Dolby Atmos para prometer uma boa experiência de consumo de mídia e games.

A bateria conta com 5.000 mAh de capacidade e carregamento rápido de 70 W, que recuperaria 100% da carga em 45 minutos e manteria a boa saúde do componente mesmo após mais de quatro anos de recargas diárias.

Fecham o pacote a conectividade 5G, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais embutido na tela, emissor infravermelho para controlar TVs e outros dispositivos, e sistema operacional Android 14, rodando sob a interface HiOS 14. Infelizmente, não há promessas de atualizações.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

O Tecno Camon 30 Premier começa a chegar às lojas a partir de maio, mas preços continuam desconhecidos — a marca afirma apenas que os valores "variam de acordo com o país", e que serão detalhados com a disponibilização do aparelho em cada região. Ainda não se sabe se a novidade será trazida ao Brasil, já que até o momento a Tecno não fez sua estreia por aqui.

Tecno Camon 30 Premier: ficha técnica

  • Tela: AMOLED de 6,77 polegadas, resolução 1,5K de 2780 x 1264 pixels, taxa de atualização de até 120 Hz
  • Processador: MediaTek Dimensity 8200 Ultimate
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 512 GB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, Sony IMX890, PDAF, OIS) + 50 MP (Ultrawide, 114°) + 50 MP (Telefoto Periscópio, PDAF, zoom óptico de 3x, digital de 60x)
  • Câmera frontal: 50 MP
  • Dimensões: 162,7 x 76,3 x 7,9 mm
  • Peso: 210 g
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento de 70 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais sob a tela, som estéreo com Dolby Atmos, emissor infravermelho, Sistema PolarAce com ISP Sony
  • Cores disponíveis: preto e prata
  • Sistema operacional: Android 14, sob a HiOS 14