Publicidade

MWC 2024 | Tecno Camon 30 Premier tem chip Sony dedicado para a câmera

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Fevereiro de 2024 às 19h50

Link copiado!

(Imagem: Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech)
(Imagem: Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech)
Camon 30 Premier

Além de mostrar protótipos variados que incluem celulares perfumados e até um cão-robô, a Tecno revelou na MWC 2024 a nova geração do seu smartphone mais avançado, o Tecno Camon 30 Premier. Além de trazer especificações potentes, incluindo chipset MediaTek 5G e grande bateria com recarga de 70 W, o aparelho se destaca por ser um dos poucos no mundo a contar com um chip dedicado da Sony para processamento de imagem das câmeras.

Ainda que não concorra com smartphones premium, o Camon 30 Premier figura como um dos intermediários mais potentes do mercado, trazendo um processador personalizado da MediaTek, o Dimensity 8200-Ultimate — o componente deve oferecer desempenho idêntico ao 8200 tradicional usado em aparelhos como o Xiaomi 13T, sendo algumas otimizações de câmera os únicos diferenciais. Acompanham o processador 12 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento.

Outro ponto forte é a tela AMOLED de 6,77 polegadas com resolução 1,5K de 2780 x 1264 pixels. A novidade possui taxa de atualização variável de até 120 Hz, ocupando o posto de primeiro celular tradicional da Tecno a trazer tecnologia LTPO, e promete pico de brilho de até 1.400 nits, que posiciona o Camon 30 Premier entre os intermediários com brilho mais intenso.

Continua após a publicidade

O grande trunfo do lançamento é o sistema de câmeras, composto de três sensores de 50 MP, sendo um principal Sony IMX890 com estabilização óptica (OIS), um ultrawide e um telefoto periscópio com função macro e zoom óptico de 3x. As lentes são apoiadas pelo sistema de processamento personalizado PolarAce, alimentado pelo processador de sinal de imagem (ISP) CXD5622GG da Sony, algo raro quando consideramos que as fabricantes costumam preferir soluções proprietárias.

Isso não significa que a Tecno não desenvolveu recursos próprios: com poder computacional de 4,6 TFLOPs, número muito superior ao ISP do Dimensity 8200, o chip da Sony fica encarregado de reproduzir algoritmos de IA preparados pela Tecno, incluindo redução de ruído em cenas HDR completas (algo que seria inédito na indústria), o Universal Tone para tons de pele mais precisos, o AIGC Mode para editar retratos com roupas sociais e outras modificações profundas, e o AI One Click Eraser para remover objetos indesejados.

Continua após a publicidade

O capricho nas câmeras também se refletiu no design, que pegou inspiração em câmeras ragefinder, ou telêmetro, responsáveis por medir grandes distâncias. As laterais são feitas em metal, e o trio de câmeras é abrigado em um módulo circular, posicionado no que parece ser uma leve lombada, de forma similar ao que é visto no Xiaomi 13 Ultra. Opções de cores em preto e branco serão disponibilizadas, e há o "Action Dot", um LED que indica quando uma gravação está ocorrendo, além de reagir a notificações, indicar o nível de carga e mais.

Por falar em carga, o Tecno Camon 30 Premier promete boa autonomia com a bateria de 5.000 mAh, além de um tempo de recarga rápida com o carregamento de 70 W, compatível com o carregador incluso na caixa.

Continua após a publicidade

Fecham o pacote as conexões Wi-Fi 5, Bluetooth 5.2 e NFC, leitor de digitais óptico sob a tela, emissor infravermelho para controle de TVs e outros dispositivos, som estéreo com áudio espacial Dolby Atmos, receptor de rádio FM e Android 14, rodando sob a interface HiOS 14. Infelizmente, mesmo com a pegada premium, não há promessas de atualizações.

Preço e disponibilidade

O Tecno Camon 30 Premier ainda não teve preços revelados — o aparelho será oficializado no segundo trimestre de 2024 (entre abril e junho), quando as informações de valores e disponibilidade devem ser detalhadas.

Tenco Camon 30 Premier 5G: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: AMOLED de 6,77 polegadas, resolução 1,5K de 2.780 x 1.264 pixels, taxa de atualização de até 120 Hz
  • Processador: MediaTek Dimensity 8200-Ultimate
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: até 512 GB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, Sony IMX890, OIS) + 50 MP (Ultrawide) + 50 MP (Telefoto Periscópio, zoom óptico de 3x, digital de 60x)
  • Câmera frontal: 50 MP
  • Dimensões: 162,7 x 76,2 x 7,9 mm
  • Peso: N/A
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento de 70 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais sob a tela, som estéreo com Dolby Atmos, emissor infravermelho, rádio FM, Sistema PolarAce com ISP Sony
  • Cores disponíveis: preto e branco
  • Sistema operacional: Android 14, sob a HiOS 14

Fonte: via Android Authority