Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony Xperia PRO-I tem câmera comparada com iPhone 13 Pro e resultado surpreende

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Outubro de 2021 às 12h20

Link copiado!

Reprodução/GSMArena
Reprodução/GSMArena

Nesta terça-feira (26), a Sony surpreendeu ao anunciar mais um modelo para a família de celulares Xperia focado na qualidade de fotografia, o Xperia PRO-I. Com hardware similar ao do Xperia 1 III, o lançamento tem como maior destaque a adoção de um enorme sensor principal de 1 polegada, o mesmo utilizado na Sony RX100 VII, câmera de R$ 10 mil voltada para vloggers.

Ainda no estágio final de desenvolvimento, o aparelho já foi enviado a alguns veículos especializados, como é o caso do canal do YouTubeTony & Chelsea Northrup, gerenciado pelos fotógrafos de mesmo nome, que comparou o desempenho de câmeras do novo aparelho da Sony com o iPhone 13 Pro, obtendo resultados muito interessantes.

Xperia PRO-I tem câmeras comparadas com o iPhone 13 Pro

Continua após a publicidade

No vídeo, o fotógrafo compara o Xperia PRO-I com o iPhone 13 Pro em dois conjuntos de condições: uma em uso mais comum, sem apoios e com as configurações automáticas dos apps nativos, e outra utilizando os aparelhos de maneira mais similar a uma câmera profissional, utilizando tripé e outros ajustes mais precisos de captura de imagem — quando disponíveis.

No primeiro caso, como era de se esperar de acordo com o histórico do desempenho dos celulares de Sony e Apple, o iPhone entrega resultados superiores, captando mais luz, entregando cores mais precisas, melhor alcance dinâmico e até mesmo mais definição, ainda que ambos contem com resolução final de 12 MP. O segredo, ao que parece, é a fotografia computacional do aparelho, algo em que a gigante japonesa ainda não investiu com afinco.

Surpreendentemente, a situação muda de figura quando o tripé e as configurações mais avançadas são aplicadas. Exercendo um pouco de paciência, Tony Northrup conseguiu obter fotos impressionantes com o Xperia PRO-I, significativamente superiores ao que o iPhone 13 Pro consegue entregar, especialmente em virtude das limitações de software impostas pela Apple.

Continua após a publicidade

Dois dos exemplos que mais impressionam são uma captura de longa exposição de uma cachoeira, e uma captura noturna com forte presença de pontos luminosos. Na primeira, o aparelho japonês foi capaz de captar muito mais luz e cores do cenário, bem como entregar um efeito de movimento da água bastante superior, graças ao maior tempo de exposição — 30 segundos no Xperia, contra o máximo de 1/30 de segundo no app nativo do iPhone.

Na segunda, o smartphone da Sony mostrou novamente superioridade na captura de luz, cores e detalhes, controlando ainda de maneira mais precisa os focos de luz do ambiente. Assim, o telefone conseguiu captar detalhes que o dispositivo da Apple não foi capaz, como mais estrelas e partes do lustre no interior da casa.

Continua após a publicidade

Dito isso, vale destacar que Tony precisou aplicar muitos processos para obter o resultado final com o Xperia, incluindo combinar manualmente diferentes fotos, esquema muito complexo para o uso cotidiano e ponto que reforça como a Sony está empenhada em diferenciar seus smartphones como soluções avançadas para fotógrafos profissionais. Além disso, é possível utilizar apps de terceiros no iPhone para conseguir maior controle das câmeras.

Mesmo assim, o Xperia PRO-I tem a vantagem de contar com todos os ajustes integrados aos apps nativos de câmera, sem ser necessário pagar para adquirir complementos, como é o caso de alguns dos melhores aplicativos de câmera do iOS. Você pode conferir o comparativo completo, com mais detalhes das configurações e processos utilizados pelo fotógrafo, no vídeo acima.

Celular da Sony tem abertura variável, vídeos em 4K a 120 FPS e mais

Continua após a publicidade

O Sony Xperia PRO-I chegou ao mercado como uma variante mais premium do Xperia 1 III, focado em oferecer experiência superior de fotografia. Com exceção do conjunto de câmeras e do visual, os aparelhos compartilham praticamente todas as especificações.

A novidade conta com tela OLED 4K de 6,5 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz, processador Snapdragon 888, 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, além de áudio estéreo com saída frontal, conectividade 5G, certificação IP68 de resistência a água e poeira, bateria de 4.500 mAh com recarga de 30 W e Android 11.

As lentes são o maior destaque, trazendo conjunto de três câmeras traseiras munidas de sensor principal de 1 polegada com resolução de 12 MP e abertura variável entre f/2.0 e f/4.0, telefoto de 12 MP com zoom óptico de 2x e ultrawide também de 12 MP com campo de visão de 124°. Para cálculos de profundidade, o aparelho emprega ainda um sensor ToF 3D.

Continua após a publicidade

Fonte: Tony & Chelsea Northrup, WCCFTech