Sony dá mais um passo rumo ao fim da divisão de celulares
Por Eduardo Moncken • Editado por Wallace Moté |
No início da febre Android, a Sony marcava presença com muitos celulares Xperia. Porém, anos de prejuízos da divisão de smartphones pela falta de competitividade frente ao crescimento das marcas chinesas fez com que ela enxugasse suas operações. Ela saiu do Brasil e de diversos outros países, e agora pode estar se despedindo da Itália.
- Sony anuncia Xperia PRO-I com sensor de câmera de R$ 10 mil
- Xperia 1 III vs Galaxy S21 Ultra: a Sony ainda consegue brigar com gigantes?
A companhia encerrou sua loja virtual por lá, assim como desativou seus canais oficiais de venda em grandes varejistas como a Amazon. Tudo vai indicando que a empresa se prepara para a despedida em mais um país.
O movimento pode significar o abandono de outros mercados europeus também — mas nenhum confirmado até o momento. Fato é que a empresa tem concentrado sua estratégia em territórios específicos. No Japão, sua casa, as coisas andam normais.
Nos últimos anos a companhia reformulou sua estratégia, enxugando lançamentos e se concentrando em oferecer uma linha de dispositivos flagship e uma de intermediários ao ano. Isso resultou na revitalização das finanças da Sony Mobile. Porém, a fabricante não parece ter mais a pretensão de ser competitiva no cenário global.
No Brasil, até mesmo o negócio de Smart TVs e áudio foi encerrado. Atualmente apenas consoles como o PlayStation 5 são distribuídos de forma direta, enquanto os fones de ouvido da marca são vendidos pela Multilaser e as câmeras são comercializadas em parceria com a Merlin Distribuidora.
Próximos passos da Sony
Vale lembrar, a Sony há alguns anos sustenta um ritmo consistente de lançamentos — dentro do seu catálogo mais enxuto. Este ano, inclusive, ela deverá lançar o Xperia I IV, quarta geração do seu novo flagship que sucedeu a linha Xperia XZ.
No ano passado, buscando reforçar sua aposta em fotografia, lançou o Xperia Pro-I a um preço salgadíssimo. O celular, porém, traz sensor de câmera DSLR, e conta com diversos apps específicos para fotógrafos profissionais.
Fonte: Tutto Android