Sony Xperia 1 IV pode chegar em breve com 16 GB de RAM, maior bateria e mais

Sony Xperia 1 IV pode chegar em breve com 16 GB de RAM, maior bateria e mais

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 31 de Janeiro de 2022 às 10h08
Reprodução/Sony

Um novo rumor divulgado pelo informante ZACKBUKS sugere que o próximo celular topo de linha da Sony, o Xperia 1 IV, pode ser anunciado em breve tomando como base o Xperia PRO-I, dispositivo premium da marca focado em câmeras. Ao que parece, a gigante japonesa pode aprimorar ainda mais a qualidade das câmeras, enquanto deve corrigir algumas das críticas feitas à geração anterior.

Sony Xperia IV pode ser anunciado em maio

Segundo ZACKBUKS, a quarta geração do principal smartphone topo de linha da Sony pode chegar ao mercado em maio, cerca de 6 meses após o lançamento do Xperia PRO-I, ocorrido em outubro do ano passado. O leaker se baseia na janela de anúncios que a companhia praticou nas últimas gerações, revelando ao menos dois topos de linha por ano, um para cada semestre.

Mantendo o cronograma de dois grandes lançamentos por ano, a Sony pode revelar o Xperia 1 IV em maio (Imagem: Divulgação/Sony)

Dito isso, o suposto Xperia 1 IV deve ser disponibilizado tempos depois — a gigante costuma revelar seus novos celulares um bom tempo antes do lançamento propriamente dito. A geração anterior, por exemplo, foi anunciada em junho, para ser efetivamente disponibilizada apenas em julho. Situação semelhante deve ocorrer com o novo dispositivo.

O informante divulga ainda boa parte da suposta ficha técnica do novo telefone, com melhorias pontuais sobre os recursos oferecidos pelo Xperia PRO-I e correções de pontos criticados no Xperia 1 III, incluindo tela e bateria.

Celular deve trazer Snapdragon 8 Gen 1 e novas câmeras

Segundo as informações, o novo Xperia 1 IV não deve trazer grandes inovações frente ao antecessor, mas pode oferecer uma experiência mais completa e robusta. Como era de se esperar, a novidade deve chegar equipada com chipset Snapdragon 8 Gen 1, possivelmente em sua versão original, ainda acometida por aquecimento — a variante "Plus", fabricada pela TSMC, é esperada para estrear apenas na segunda metade do ano.

Acompanhando a plataforma, a Sony deve posicionar o próximo Xperia de maneira mais agressiva contra outros modelos premium do mercado ao disponibilizar até 16 GB de RAM, junto à opção de 12 GB lançada em gerações passadas, além de até 512 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão via cartões Micro SD.

Segundo ZACKBUKS, o Xperia 1 IV deve trazer Snapdragon 8 Gen 1, câmeras atualizadas e bateria turbinada com carregamento de maior potência (Imagem: ZACKBUKS/Weibo)

Não há informações sobre os sensores, mas as câmeras devem ganhar upgrades nas lentes, especialmente na principal, que deve seguir acompanhada de uma ultrawide e telefoto variável. É possível ainda que o sensor de "1 polegada" do Xperia PRO-I retorne no Xperia 1 IV, ainda que não haja menções a isso.

Um dos destaques, a bateria finalmente receberia um upgrade ao passar de 4.500 mAh para 5.000 mAh, com recarga rápida de 45 W, upgrade importante para a tela, que deve ganhar mais brilho no novo modelo.

Fonte: ZACKBUKSHDBlog, NotebookCheck

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.