Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon SC8280: rival do Apple M1 deve ter apenas núcleos de alto desempenho

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Março de 2021 às 11h20

Link copiado!

Reprodução/Google Images
Reprodução/Google Images
Tudo sobre Qualcomm

Depois do impacto causado pelo Apple M1 no mercado, oferecendo grande autonomia e performance equivalente a chips de maior consumo, empresas como Intel e Qualcomm vêm trabalhando para responder à altura da gigante de Cupertino. No caso da fabricante da família Snapdragon, essa resposta pode chegar na forma do especulado SC8280, processador potente que acaba de ter novos detalhes vazados.

As informações chegam por meio de uma parceria do famoso leaker Roland Quandt com o site WinFuture, e indicam que a Qualcomm pode apostar em uma configuração curiosa para bater de frente com o chip da Maçã. Aparentemente, o SC8280 deve abandonar os núcleos de baixo consumo, geralmente utilizados para poupar a bateria de smartphones e notebooks, em favor de uma combinação exclusiva de núcleos de alta performance.

De acordo com Quandt, o conjunto de ponta deve trazer os núcleos "Gold+", capazes no momento de atingir os 2,7 GHz. Há, porém, variantes do processador capazes de atingir os 3 GHz. No grupo menos poderoso seriam utilizados núcleos "Gold" tradicionais, o que acabaria aumentando o consumo, em troca de um nível de desempenho mais competitivo.

Continua após a publicidade

O vazamento também traz informações a respeito de outros departamentos do chip. Tudo indica que o SC8280 deve manter um certo nível de similaridade com a linha Snapdragon 8cx ao utilizar a mesma GPU, a Adreno 680, mas com clocks mais altos. A capacidade de processamento de Inteligência Artificial foi outro ponto detalhado: o novo processador deve trazer uma NPU que atinge as 15 TOPs, número mais de duas vezes maior em relação ao 8cx.

Especula-se ainda que Snapdragon SC8280 seja dedicado a laptops de 14 polegadas, apesar de seu uso em outros dispositivos mobile não ser descartado, e seja compatível com até 32 GB de RAM, um forte diferencial em relação aos concorrentes. Até o momento, nenhuma informação oficial foi divulgada, mas é provável que tenhamos novidades durante o próximo Snapdragon Summit, previsto para acontecer no final do ano.

Fonte: WinFuture