Processador M1 da Apple supera algumas placas de vídeo da NVIDIA e AMD
Por Felipe Ribeiro |
Quando a Apple trouxe ao mundo seu novo processador M1, que equiparão os novos notebooks da Maçã, muitos se perguntaram qual seria o seu real poder. Bem, segundo o pessoal do Tom's Hardware, que publicou um teste de benchmark completo com esse chip, o desempenho é surpreendente, colocando algumas placas de vídeo das mais vendidas do mercado para dançar.
- Novo Mac mini com o poderoso chip M1 já tem preço no Brasil
- MacBook Air com chip M1 é mais veloz que MacBook Pro com Core i9, aponta teste
- Apple pode ter uma "ajudinha" da Samsung para produzir seus novos chips M1
Os benchmarks GFXBench 5.0 foram testados sob a API Metal da Apple, e mostram que o M1 geralmente tem um desempenho melhor do que placas como a Nvidia GeForce GTX 1050 Ti e AMD Radeon RX 560 por uma margem razoável. De acordo com a Apple, a GPU octa-core do M1 pode lidar simultaneamente com cerca de 25.000 threads e fornecer até 2,6 TFLOPS de taxa de transferência. Este é o mesmo poder de fogo TFLOPS obtido pela Radeon RX 560, e logo abaixo do 2.9 TFLOPS da GeForce GTX 1650 — mas superior à 1050.
No teste Aztec Ruins Normal Tier, novamente vantagem para o chip da Apple. Na medição de quadros por segundo, a Radeon RX 560 atinge 146,2 FPS, a GeForce GTX 1050 Ti 159 FPS e a M1 atinge 203,6 FPS.
É importante notar, porém, que os benchmarks GFXBench 5.0 são usados principalmente para testar dispositivos móveis, e a GeForce GTX 1050 Ti e a Radeon RX 560 são GPUs mais antigas, mas, de todo modo, principalmente se levarmos em conta que estamos falando de um processador, são números assombrosos.
Os novos Mackbooks com os processadores M1 serão lançados nesta semana, inclusive no Brasil.
Fonte: MacRumors