Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 2: Qualcomm quer chip poderoso com menor consumo de bateria

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Agosto de 2022 às 13h27

Link copiado!

Reprodução/Qualcomm
Reprodução/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm estaria interessada em levar mais eficiência energética e menor consumo ao seu próximo processador de alto desempenho. Caso o objetivo seja alcançado, o futuro Snapdragon 8 Gen 2, responsável por equipar celulares poderosos do próximo ano como Galaxy S23, Xiaomi 13 e outros, deve ser um grande aliado das baterias.

Detalhes compartilhados por insider da indústria aponta que "o Snapdragon 8 Gen 2 do próximo ano é muito promissor". Fontes alegaram que a equipe de design da CPU está sendo substituída pelo time que projetou o Snapdragon 835 para dar mais atenção ao consumo de energia que do desempenho.

Graças ao excêntrico poder de processamento dos chips de alto desempenho mais recentes, a Qualcomm pode remanejar seus engenheiros para desenvolver técnicas que visem diminuir o alto consumo de energia destes processadores, um trabalho complexo, mas não impossível.

Continua após a publicidade

Vazamentos mais recentes apontam que o Snapdragon 8 Gen 2 desenhado pela Qualcomm será fabricado novamente pela TSMC (empresa também responsável pela fabricação de chips da Apple). A escolha aconteceu após o desastroso lançamento do Snapdragon 8 Gen 1 fabricado pela Samsung com alto consumo de energia.

Para o futuro chipset, é esperado que a Qualcomm adote um formato exclusivo de quatro grupos (clusters) de núcleos em configuração 1 + 2 + 2 + 3, diferente do arranjo mais tradicional de três grupos em 1 + 3 + 4 (ou ainda 2 + 2 + 4 em outros chips, como o Tensor do Google).

O processador também deve estrear a litografia de 4 nanômetros, outro fator importante para a melhoria na duração de bateria, uma vez que o novo processo da TSMC manterá a performance elevada com menor consumo.

Continua após a publicidade

A Qualcomm já confirmou que realizará seu evento Summit 2022 entre os dias 15 e 17 de novembro, e tal apresentação será palco para anúncio da plataforma Snapdragon 8 Gen 2 e outros processadores para PCs e vestíveis.

Entre as maiores fabricantes de smartphones confirmadas para uso do 8 Gen 2 em seus futuros smartphones está a Samsung, uma vez que a própria Qualcomm revelou no fim de julho que a linha Galaxy S23 terá apenas versão Snapdragon.

Fonte: ArsenRiver (em chinês)