Snapdragon 8 Gen 2: Qualcomm confirma anúncio do seu mais poderoso chip mobile
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
A Qualcomm confirmou a data do seu grande evento anual Snapdragon Summit mais cedo que o esperado e, entre várias outras novidades, a empresa deve anunciar seu mais poderoso processador para smartphones: o muito aguardado Snapdragon 8 Gen 2, chip mobile que pode ser o primeiro com 4 grupos de núcleos.
- Qualcomm anuncia chips Snapdragon W5+ e W5 para smartwatches
- Snapdragon 8 Gen 2 pode ser primeiro chip mobile com 4 grupos de núcleos
Em seu site oficial, um pôster animado destaca a frase: "experiencie a próxima onda de tecnologia em nossa maior exibição do ano". Por cima da areia preta, uma leve onda de oceano apaga a frase e então revela o logo do Snapdragon e a data do evento Summit 2022, que será realizado entre os dias 15 e 17 de novembro no Havaí.
As suspeitas relacionadas à data do evento estavam corretas desde o fim do mês passado, onde uma página de eventos da Qualcomm já mostrava a realização da Snapdragon Summit para meados de novembro.
O que esperar do Snapdragon 8 Gen 2
Após o lançamento do Snapdragon 8 Gen 1 produzido pela Samsung, a Qualcomm viu resultados desastrosos relacionados ao desempenho e consumo de energia em smartphones e, por isso, decidiu lançar o novo Snapdragon 8 Plus Gen 1 fabricado pela TSMC alguns meses antes do previsto. A mudança resultou em até 10% mais desempenho e até 30% menos consumo energético.
Para o Snapdragon 8 Gen 2, a parceria com a TSMC deve continuar, mantendo a litografia de 4 nanômetros em geração atualizada com melhorias em eficiência de energia e poder de processamento, gráficos e inteligência artificial.
Rumores indicam que o chipset deve estrear uma nova organização de oito núcleos em quatro clusters para configuração 1+2+2+3, diferente do padrão atual com oito núcleos organizados em três clusters de 1+3+4.
Os quatro clusters devem ser compostos pelos recém-anunciados núcleos Cortex-X3 (1) e Cortex-A715 (2) de alta performance, além de dois núcleos Cortex-A710 e três núcleos Cortex-A510 destinados para eficiência energética.
A nova GPU deve ser a Adreno 740, mas até o momento não existem detalhes a respeito do seu desempenho. E em relação ao modem, a Qualcomm deve integrar o Snapdragon X705G com uso de inteligência artificial para reduzir latência e gerenciar faixas de frequência do 5G com maior eficiência.
Faltando pouco menos de quatro meses para a realização da Snapdragon Summit de 2022, ainda mais detalhes relacionados ao Snapdragon 8 Gen 2 e outros anúncios da Qualcomm devem surgir nas próximas semanas.
Fonte: Qualcomm