SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Snapdragon 7 Gen 3 tem primeiros detalhes apontados por rumor

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Novembro de 2023 às 17h05

Link copiado!

Qualcomm/Divulgação
Qualcomm/Divulgação
Tudo sobre Qualcomm

Os primeiros detalhes do suposto Snapdragon 7 Gen 3 foram apontados em um novo rumor, sugerindo que a terceira geração do chip intermediário premium da Qualcomm deve causar certa confusão. Apesar do nome, a novidade acabaria entregando desempenho abaixo do Snapdragon 7 Plus Gen 2, em uma possível tentativa de tornar a solução mais barata e atraente para as fabricantes de smartphones.

As informações chegam através do renomado leaker Digital Chat Station, cujos rumores costumam ter alta precisão, e começam sugerindo que a nova plataforma intermediária deve ser identificada pelo número de modelo SM7550, acompanhando o nome comercial Snapdragon 7 Gen 3. A fabricação deve ficar sob a responsabilidade da TSMC, usando o processo N4 da classe de 4 nm, boa notícia diante do histórico da litografia.

Continua após a publicidade

A configuração de CPU deve seguir o padrão da maioria dos chips para smartphone em uma organização de 1 + 3 + 4, sendo um núcleo de alto desempenho rodando a 2,63 GHz, mais três de alto desempenho operando a até 2,4 GHz, e quatro Cortex-A510 de alta eficiência trabalhando a até 1,8 GHz. O informante indica que não teremos o poderoso Cortex-X de máxima performance — o núcleo mais veloz por aqui deve ser o Cortex-A715, lançado no ano passado.

Essa já é uma diferença substancial em comparação ao Snapdragon 7 Plus Gen 2, que surpreendeu ao apostar na adoção de um Cortex-X2, e que acaba aproximando o chip de terceira geração do bastante modesto Snapdragon 7s Gen 2, plataforma com desempenho mais próximo dos "irmãos" da série 6. Há, porém, uma boa justificativa para a escolha: o preço.

Ao mesmo tempo em que impressionou por oferecer performance próxima ao do Snapdragon 8 Plus Gen 1, o 7 Plus Gen 2 foi pouco utilizado pelas fabricantes de smartphones. Segundo rumores, o modelo era extremamente caro, o que levou as companhias a optarem por processadores mais acessíveis, como o Snapdragon 7 Gen 1. Ao simplificar o design, a Qualcomm pode estar tentando tornar o 7 Gen 3 mais barato, e atrair mais parceiras.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o rumor, a estratégia parece ter dado certo — Digital Chat Station menciona que, além da Xiaomi, única fabricante a apostar no 7 Plus Gen 2, Vivo Mobile e Honor estariam entre as marcas interessadas no 7 Gen 3. Apesar de continuar sendo um número baixo de marcas, a lista já é um indicador de que a próxima geração da plataforma deve atingir um público bem maior.

O informante conclui indicando que a GPU será a inédita Adreno 720, cujo nome sugere se tratar de uma solução levemente simplificada da Adreno 725 adotada no 7 Plus Gen 2. Complementa essas informações outro informante renomado, Yogesh Brar, que aponta que devemos ver a Xiaomi ser pioneira no uso da nova solução novamente, com algum modelo premium da Redmi estreando no primeiro trimestre de 2024.

Continua após a publicidade

Apesar de não citar preços, Brar reforça a questão delicada de preço do 7 Plus Gen 2, e diz esperar que a Qualcomm tenha ajustado melhor a relação de custo na nova geração. Considerando o número crescente de rumores, devemos ter mais novidades sobre preços e dispositivos em breve.

Fonte: Digital Chat Station (em chinês)