Samsung trabalha em proteção contra poeira para futuros Galaxy Z
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
O CEO da Samsung, TM Roh, confirmou que a gigante está trabalhando para trazer proteção contra poeira aos celulares dobráveis, visando obter a certificação IP68 completa. O executivo revelou que a marca está ciente dos pedidos dos usuários, mas pediu paciência ao destacar os desafios de impedir a entrada de detritos em aparelhos nesse formato. TM Roh comentou ainda como o formato Flip deve receber mais atenção no futuro próximo, representando a maior parte das vendas nos próximos meses.
- One UI 6 Beta será lançada em agosto, confirma Samsung
- Um novo Galaxy FE está a caminho, confirma Samsung
A Samsung apresentou na quarta-feira (26) os novos Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5. Com exceção de uma nova dobradiça, processamento atualizado e, especificamente no Flip, uma tela externa maior, poucas mudanças foram feitas na fórmula da marca. Um dos aspectos mantidos para o qual havia expectativa de melhorias é a proteção contra água: ainda estamos limitados ao IPX8, em vez do mais robusto IP68, que também garante resistência à poeira.
Falando à imprensa, TM Roh revelou que a companhia está ciente dos apelos dos usuários, e está trabalhando para trazer uma proteção mais robusta que assegura a certificação IP68 aos dobráveis, mas destacou que o processo não é fácil. O CEO explica que, em virtude da presença de muitas partes móveis, é complexo garantir que nenhum detrito chegue à área interna dos telefones, pedindo aos usuários que "esperem mais um pouco".
Roh não dá prazos, mas não é improvável que vejamos um eventual Galaxy Z Fold 7, ou mesmo um Galaxy Z Fold 6 trazer a proteção avançada. Também é válido lembrar que, apesar de não obter certificações, a Samsung já traz alguns mecanismos para evitar a entrada de poeira nos dobráveis, chegando a destacar como a dobradiça das linhas Flip e Fold possuem "o DNA dos aspiradores de pó" da marca por contar com pequenas cerdas em toda sua extensão.
Samsung prevê maior sucesso do Galaxy Z Flip 5
Outro ponto curioso comentado por TM Roh é a previsão da Samsung de que o Galaxy Z Flip 5 deve superar o número de vendas do Galaxy Z Fold 5 por uma boa margem. Segundo o executivo, a marca está sendo cautelosa com suas estimativas e acredita que o modelo mais compacto deverá representar 65% do total de dobráveis, enquanto o aparelho no formato Fold deve atingir os 35% restantes.
A projeção é interessante por ser ainda mais favorável ao Galaxy Z Flip neste ano — para 2022, a gigante sul-coreana havia estimado uma divisão de 60% a 40%, com o Z Flip 4 representando a maior parte dos envios. Apesar de não ser uma mudança necessariamente grande, trata-se de mais um sinal de que o aparelho menor é mais popular, e deve receber mais atenção da marca em 2023, algo visível no próprio evento de lançamento.
Além do preço mais "acessível", pode-se especular que as melhorias mais marcantes vistas no Galaxy Z Flip 5, em especial o aumento da tela externa com possibilidade de usar praticamente qualquer aplicativo, estejam por trás desse cenário. Também é possível culpar uma aparente ausência de avanços significativos no Galaxy Z Fold 5, que já têm levado alguns usuários a desconsiderá-lo como uma opção de compra.
Trazendo o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, mesmo chip do Galaxy S23, e uma dobradiça aprimorada que elimina o vão visto em gerações anteriores, os novos Samsung Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 já estão em pré-venda no mundo todo, inclusive no Brasil. Por aqui, os dispositivos são vendidos por valores a partir de R$ 7.999 e R$ 13.799, respectivamente, com upgrade para o dobro de armazenamento por tempo limitado.
Fonte: BizWatch, via Android Authority