Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung lança sensor ISOCELL GNK de 50 MP com gravações em 8K

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Novembro de 2023 às 08h34

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung atualizou a sua linha de sensores para celulares com o ISOCELL GNK. Além de trazer a resolução de 50 MP, o componente ainda promete entregar maior capacidade de alcance dinâmico e vídeos em 8K, entre outras características.

O GNK chega com grandes dimensões de 1/1,3 polegada, um pouco maior em relação ao tamanho de 1/1,4 polegada que é esperado para o IMX966 da Sony.

Continua após a publicidade

Com isso, o sensor da Samsung traz pixels de 1,2 µm, mas também está disponível o modo de fusão de quatro pixels adjacentes para a utilização com pontos de 2,4 µm. Isso é útil nos momentos em que se deseja obter maior sensibilidade à luz no componente, como em ambientes com condições desfavoráveis de iluminação.

O sensor ainda conta com a tecnologia de HDR escalonado, que oferece três diferentes modos de ISO para entregar uma gama de 102 dB de alcance dinâmico. Além disso, a solução Smart-ISO Pro baseada em captura única ainda melhora o alcance enquanto minimiza artefatos, entregando imagens com profundidade de cor de 14-bit.

Para vídeos, as especificações do GNK incluem o suporte para gravações em 8K a 30 quadros por segundo, com mínima perda de campo de visão. Além disso, também estão disponíveis os modos de 4K/120 fps e FHD/240 fps para câmera lenta.

O foco automático é outro ponto destacado pela Samsung, por meio da solução Dual Pixel Pro com dois fotodiodos por pixel. Com isso, são comparadas diferenças de fases entre as direções esquerda e direita, e acima e abaixo da imagem, para que o foco aconteça de forma precisa e rápida.

Até o momento, não foram divulgados quais aparelhos serão contemplados com o novo sensor ISOCELL GNK. Contudo, é provável que os primeiros representantes comecem a sair a partir do início do próximo ano.

Considerando as características avançadas do sensor, não será nenhuma surpresa caso ele desembarque nos novos Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus, que devem manter uma câmera principal de 50 MP.

Fonte: Samsung