Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy Z Fold 4 traz câmeras potentes e experiência aprimorada

Por| 10 de Agosto de 2022 às 10h00

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech

A Samsung oficializou na manhã desta quarta-feira (10) o Samsung Galaxy Z Fold 4, seu mais novo dobrável em formato de livro. O aparelho chega com foco em corrigir os principais alvos de críticas de seu antecessor, buscando assim manter a marca como referência no mercado e seguir ditando a tendência já seguida por rivais de peso como Xiaomi, OPPO e Honor.

Agora em sua quarta geração, o Galaxy Z Fold 4 traz refinamentos importantes, sendo o Fold mais leve e fino lançado pela Samsung até aqui, ao mesmo tempo em que traz performance de ponta, mesma capacidade de bateria do Galaxy Z Fold 3 e câmeras ainda melhores que se equiparam ao conjunto do Galaxy S22 e Galaxy S22 Plus.

Continua após a publicidade

Galaxy Z Fold 4 é o Fold mais fino e leve já feito

O que se vê logo de cara ao olhar o Galaxy Z Fold 4 é que o novo dobrável tem muitos pontos em comum com seu antecessor, indo desde a parte visual com módulo de câmeras traseiras em um bloco retangular de cantos arredondados até seu conjunto de especificações técnicas.

As saídas de som continuam nas laterais superior e inferior, assim como as teclas de volume e de energia com leitor de digitais integrado seguem na lateral direita. Não há conexão P2 para fones de ouvido, sendo necessário usar a USB-C que fica na parte inferior caso deseje usar o acessório por fio.

Ainda assim, mudanças foram feitas, e elas são importantes. A primeira e provavelmente mais notável está na proporção das telas, com a tela externa sendo ligeiramente mais baixa e larga, enquanto a tela externa aposta em uma proporção mais quadrada. Isso ajudará a usar o aparelho quando fechado, especialmente na parte de digitação, ainda que tenham sido mantidos os tamanhos de 6,2 e 7,6 polegadas nas telas externa e interna, respectivamente.

Continua após a publicidade

Ambos os painéis contam com tecnologia Dynamic AMOLED 2X e taxa de atualização variável a até 120 Hz (com mínima de 1 Hz na tela interna e 48 Hz na externa), prometendo ótima experiência ao assistir filmes, jogar ou navegar na Internet independente da tela usada.

Outra alteração feita está na estrutura do dobrável como um todo. Apesar de ainda ser feio em Armor Aluminum ⏤ o metal mais resistente da Samsung ⏤, o Galaxy Z Fold 4 está mais leve (263 g contra 271 g do Z Fold 3) e mais fino (6,3 mm quando aberto e 14,2 mm quando fechado contra 6,4 mm e 14,4 mm, respectivamente, do Z Fold 3), tendo ainda nova geração do vidro UTG na tela interna flexível e Gorilla Glass Victus Plus nos painéis frontal e traseiro.

A polêmica câmera sob a tela também ganhou uma nova geração, agora ainda menos visível e prometendo melhorias na qualidade geral para uma experiência de consumo de conteúdo sem interrupções que não precise comprometer tanto a qualidade das selfies.

A certificação IPX8 contra danos por água também foi mantida, assim como o suporte para as canetas stylus S Pen Fold e S Pen Pro ⏤ infelizmente, ainda não foi dessa vez que o aparelho ganhou um slot próprio para o acessório, mas ao menos a Samsung apresentou uma nova capa standing com espaço para guardar a caneta.

Continua após a publicidade

Nightography chega aos dobráveis

Uma das maiores polêmicas em relação ao Galaxy Z Fold 3 foi o seu conjunto de câmeras, já que ficava aquém do que deveria para um aparelho tão caro. Pelo visto a Samsung ouviu as críticas ⏤ ao menos em partes ⏤, pois incluiu no Galaxy Z Fold 4 o mesmo conjunto de câmeras traseiras do Galaxy S22 Plus, dando um salto considerável na qualidade das imagens.

Isso permite que o aparelho seja incluído no conceito de “nightography” da Samsung, que nada mais é que o nome da marca para fotos em baixa luminosidade. O sensor principal de 50 MP conta com pixels 23% mais brilhantes, enquanto a lente teleobjetiva agora aproxima em 3x o assunto, podendo chegar a 30x de aproximação máxima ao ser combinada com zoom digital.

Continua após a publicidade

O novo dobrável ainda não será melhor do que o Galaxy S22 Ultra em câmeras, mas a decisão é justificada pelo espaço consideravelmente mais limitado de um modelo da categoria, especialmente quando a missão da Samsung era entregar um conjunto melhor em um corpo mais fino e leve.

Já as câmeras de selfie são exatamente as mesmas da geração passada, incluindo o sensor presente em um furo centralizado no topo da tela externa e o sob a tela interna.

Android 12L e Snapdragon 8 Plus Gen 1

Continua após a publicidade

De nada ⏤ ou ao menos de muito pouco ⏤ adianta incluir um ótimo conjunto de câmeras ou telas de qualidade sem componentes processamento capazes de lidar com isso, e um software bem otimizado que tire proveito de todo o hardware. A Samsung sabe disso.

O Galaxy Z Fold 4 vem com o que há de mais atual em termos de processamento, trazendo o Snapdragon 8 Plus Gen 1 da Qualcomm com fabricação em 4 nm e aumentos notáveis de performance e eficiência em relação ao Galaxy Z Fold 3. O aparelho será vendido em opções de 256 GB, 512 GB ou 1 TB de armazenamento, todas com 12 GB de RAM.

Para que o processamento seja de fato aproveitado, a Samsung atualizou sua interface One UI para a versão 4.1.1 com base no Android 12L, edição do sistema operacional pensada para produtos dobráveis e tablets. A grande mudança que isso traz é a chegada de uma barra de tarefas fixa, que permite alternar de forma instantânea entre aplicativos, de uma maneira mais parecida com a experiência no PC.

Outras otimizações focadas em produtividade também foram feitas, como a possibilidade de recortar partes de imagens com a S Pen para extrair textos a partir delas ⏤ como pegar um endereço de uma captura de tela, por exemplo. O modo flex também foi aprimorado, e agora ao usar o aparelho “meio aberto” será possível usar uma das metades como touchpad.

Continua após a publicidade

Em relação à conectividade, o Z Fold 4 traz 5G, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, com conexão USB-C para carregamento de até 25 W ou transferência de dados. A bateria foi mantida em 4.400 mAh, que segundo a Samsung pode ir de 0 a 50% em meia hora com o carregador compatível, e seguem presentes o carregamento wireless e a tecnologia de recarga reversa.

Preço e disponibilidade

O Galaxy Z Fold 4 será vendido nas cores Grafite, Preto e Rosé, mas ainda não há informação sobre quais opções de memórias serão vendidas no Brasil. No mercado internacional a pré-venda começa hoje e vai até o dia 26 de agosto, enquanto em nosso país mais detalhes serão dados no dia 23 de agosto, data em que a Samsung fará um evento local para apresentar os dobráveis por aqui.

Continua após a publicidade

O lançamento será feito também no Fortnite, com direito a mapas exclusivos e um jogo ao estilo “pique-bandeira”, onde quem ficar com o Galaxy Z Flip 4 por mais tempo será o vencedor. Segurar o dobrável da Samsung dará poderes ao portador, e outros produtos do ecossistema aparecerão como easter eggs na fase.

Em relação aos preços no mercado internacional, o Galaxy Z Fold 4 chegará ao mercado por preços a partir de 1.799 dólares (cerca de R$ 9.099 em conversão direta) para a versão de 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.

Samsung Galaxy Z Fold 4: ficha técnica

  • Tela Interna: Dynamic AMOLED 2X de 7,6 polegadas, proporção 21,6:18, resolução QXGA+ de 2176 x 1812 pixels, taxa de atualização de 120 Hz
  • Tela Externa: Dynamic AMOLED 2X de 6,2 polegadas, proporção 23,1:9, resolução HD+ de 2316 x 904 pixels, taxa de atualização de 120 Hz
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB, 512 GB ou 1 TB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 123º) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x, digital de 30x)
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2, externa), 4 MP (f/1.8, interna, sob o display)
  • Dimensões: 130,1 x 155,1 x 6,3 mm (aberto), 67,1 x 155,1 x 15,8 mm ~ 14,2 mm (fechado)
  • Peso: 263 gramas
  • Bateria: 4.400 mAh
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, NFC, Bluetooth 5.2, suporte à S Pen (Fold Edition ou S Pen Pro), certificação IPX8, leitor de digitais na lateral, áudio estéreo
  • Cores disponíveis: preto, creme e grafite
  • Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1.1
Continua após a publicidade

O Canaltech viajou a convite da Samsung Brasil para cobrir o Unpacked em Nova York.