Publicidade

Samsung Galaxy S23 FE estreia como novo flagship acessível da marca

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Outubro de 2023 às 20h38

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Samsung)
(Imagem: Reprodução/Samsung)

Conforme havia anunciado na semana passada, a Samsung lançou nesta quarta-feira (4) o Galaxy S23 FE, marcando o retorno da popular linha "Fan's Edition" após uma pausa de quase dois anos. A novidade honra o DNA de elevado custo-benefício visto nos antecessores ao chegar em versões com chips premium da Qualcomm e da própria Samsung, embarcando ainda grande quantidade de memória, tela Full HD+ com alta taxa de atualização e um conjunto de câmeras alimentado pelo software robusto da gigante.

O retorno da série FE acontece com uma notícia que não surpreende, mas que também não deve agradar uma parcela significativa dos usuários: o aparelho chega ao mercado internacional com processador Exynos 2200, o mesmo usado pelo Galaxy S22 na Europa. À época, a plataforma foi muito criticada pelo alto aquecimento e desempenho inferior ao chip equivalente da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1, curiosamente usado na variante do Galaxy S23 FE lançada nos EUA.

É preciso aguardar pelos reviews para termos uma noção do que o chip entregará no novo telefone, mas vazamentos sugerem que houve melhorias perceptíveis de performance com sua adoção no flagship acessível, ainda que a distância para o rival Snapdragon continue a existir. Independente da região, os componentes são acompanhados de 6 GB ou 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento.

Continua após a publicidade

Um dos pontos altos do telefone é o design, fortemente inspirado nos aparelhos mais avançados da família Galaxy S23, composto de vidro Gorilla Glass 5 nos painéis frontal e traseiro, e alumínio nas laterais. Dito isso, há elementos que aproximam a novidade do básico Galaxy A54, como as grandes bordas ao redor da tela, mais uma característica similar à do smartphone mais barato. O painel Dynamic AMOLED possui 6,4 polegadas, resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, taxa de atualização variável de 120 Hz e brilho de até 1.000 nits.

Também estão entre os destaques o conjunto de câmeras, composto de uma lente de selfies de 10 MP e de um trio de lentes traseiro com sensor principal de 50 MP, munido de foco automático por detecção de fase (PDAF) e estabilização óptica (OIS), ultrawide de 12 MP com campo de visão amplo de 123°, e telefoto de 8 MP com zoom óptico de 3x. A gigante sul-coreana promete alta qualidade de imagem, inclusive em cenas noturnas, graças a algoritmos aprimorados.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Outro aspecto que pode desagradar parte dos consumidores é a bateria, que pela terceira geração seguida traz apenas 4.500 mAh, junto ao carregamento de modestos 25 W. É possível que os novos chips garantam autonomia melhor que as gerações anteriores, mas a escolha não deixa de ser curiosa quando consideramos que há celulares mais baratos da companhia com capacidades de 5.000 mAh ou superiores. Fora isso, não há carregador na caixa no exterior — o modelo brasileiro deve oferecer um adaptador de apenas 15 W.

Fechando o pacote, o Galaxy S23 FE capricha no restante das especificações, com conectividade 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, NFC, som estéreo com Dolby Atmos, leitor de digitais óptico sob o display, certificação IP68 de resistência à água e poeira, carregamento sem fio de 15 W e reverso de 4,5 W, e Android 13 de fábrica, rodando sob a One UI 5.1. Como ponto positivo, o dispositivo integra o programa extendido de suporte da fabricante, havendo garantia de receber quatro grandes atualizações de sistema e cinco anos de updates de segurança.

Preço e disponibilidade

O Samsung Galaxy S23 FE chega às lojas internacionais a partir desta quinta-feira (5), com preço sugerido de US$ 599, ou cerca de R$ 3.100 em conversão direta e sem impostos. A gigante sul-coreana confirmou que o Brasil receberá a novidade em breve, com mais detalhes a serem divulgados futuramente.

Continua após a publicidade

Samsung Galaxy S23 FE: ficha técnica

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,4 polegadas, resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, taxa de atualização variável de 60 Hz a 120 Hz, brilho de até 1.000 nits, Gorilla Glass 5
  • Processador: Samsung Exynos 2200 (global) ou Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 (EUA)
  • Memória RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8, PDAF, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 123°) + 8 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x)
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.4)
  • Dimensões: 157,9 x 76,5 x 8,1 mm
  • Peso: 209 g
  • Bateria: 4.500 mAh com recarga rápida de 25 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E Dual Band, Bluetooth 5.3, NFC, som estéreo com Dolby Atmos, leitor de digitais óptico sob o display, carregamento sem fio de 15 W e reverso de 4,5 W, certificação IP68
  • Cores disponíveis: cinza, creme, verde e roxo (azul e laranja exclusivos da loja online da Samsung)
  • Sistema operacional: Android 13, sob a One UI 5.1