Publicidade

Motorola Edge 40 Neo chega ao Brasil com design premium e IP68

Por| Editado por Léo Müller | 28 de Setembro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Felipe Junqueira/Canaltech
Felipe Junqueira/Canaltech
Edge 40 Neo

A Motorola iniciou, nesta quinta-feira (28), as vendas do Motorola Edge 40 Neo no Brasil. O celular é posicionado pela marca como uma opção premium, e traz algumas características que competem com os topo de linha de outras marcas. Mas também possui algumas especificações de intermediário.

O smartphone possui três opções de cores, todas da Pantone. Duas delas têm acabamento em material que imita couro. Além disso, a tela com laterais curvadas é um diferencial para os concorrentes, especialmente os da Samsung.

Design premium, hardware intermediário

Continua após a publicidade

A aparência do Edge 40 Neo é similar à do Edge 40 tradicional, lançado em maio. Os destaques são a tela, com laterais curvadas e recorte circular para a câmera de selfies, e as cores. São três opções, todas com parceria com a Pantone: Black Beauty (preto), Soothing Sea (verde-claro) e Caneel Bay (azul-petróleo).

O acabamento traseiro na versão preta é em acrílico fosco, enquanto nas outras duas é um material que imita couro. O módulo de câmeras possui uma tampa à parte, não é uma peça única como no Edge 40. Além disso, o aparelho possui certificação IP68, com resistência a poeira e submersão em até 1,5 metro de água doce por 30 minutos.

O display OLED tem 6,55 polegadas e traz resolução Full HD+ com taxa de atualização de 144 Hz. As laterais são bem aproveitadas, inclusive com as notificações coloridas, que você pode escolher entre as opções disponíveis. A tela ainda possui suporte ao HDR10+, com contraste ainda mais marcante.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Internamente, o Edge 40 Neo tem o processador MediaTek Dimensity 7030, uma versão levemente melhorada do antigo Dimensity 1050. Isso o coloca entre o Galaxy A34 e o Galaxy A54 em um comparativo de desempenho. E traz 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. Características de intermediário premium.

A bateria, que tem capacidade de 5.000 mAh, possui suporte a recarga rápida de 68 W. O carregador com esta potência já vem na caixa, e a Motorola garante que é capaz de preencher 50% da carga em menos de 15 minutos. Além disso, o celular vem com sistema de som estéreo com áudio espacial Dolby Atmos.

Promessa de fotos melhores e modo noturno mais rápido

A Motorola separou um bom tempo da apresentação do Edge 40 Neo para jornalistas para falar sobre o sistema de câmeras. O celular tem um sensor principal de 50 MP, um secundário híbrido de 13 MP e selfies de 32 MP. Mas, até aí, o Moto G14 possui especificações de câmera semelhantes, certo?

Continua após a publicidade

Assim como já fazemos nas análises do Canaltech, a Motorola entrou na onda de pontuar que megapixel não é tudo em fotografia. A câmera principal do Edge 40 Neo possui um sensor maior que o do Moto G, com pixels também maiores, de 2 microns. Ou seja, capta mais luz, e consegue resultados melhores.

Além disso, possui estabilização óptica de imagem e foco por detecção de fase (PDAF). A câmera secundária serve como ultrawide, para fotos com campo de visão ampliado, macro, para captar detalhes de objetos próximos, e também é sensor de profundidade. E todas filmam em 4K, incluindo a frontal, mas com 30 quadros por segundo.

O Edge 40 Neo também traz uma melhoria no Night Vision, o modo noturno da Motorola. Segundo a empresa, o celular consegue registrar fotos com pouca luz até 16 vezes mais rápido que o antecessor. Isso é possível graças a uma nova tecnologia que permite ao aparelho processar a imagem depois da captura, e não durante, como acontece no Edge 30 Neo.

Continua após a publicidade

Por fim, o novo modelo também possui funcionalidade de câmera de outros aparelhos da empresa. Isso inclui o modo Cabine de Fotos, presente nos dobráveis Razr 40. E também oferece gravação de vídeo em HDR e o Ajuste Automático, com aprimoramento das imagens utilizando um algoritmo do Google Fotos.

Duas versões do Android e mais segurança

O Edge 40 Neo tem promessa de duas atualizações do sistema operacional Android, e já sai da caixa com o 13 instalado. E também traz novidades em segurança, com novas funcionalidades no Moto Secure:

Continua após a publicidade
  • Verificação de segurança: detecta ameaças e informa ao usuário quando há perigos para a integridade do firmware;
  • Detecção de phishing: o Edge 40 Neo informa ao usuário se ele clicou em um link potencialmente suspeito. Funciona em todos os aplicativos instalados;
  • Bloqueio automático: o usuário pode definir raios e dispositivos seguros para o uso. Se o celular sair da área ou desconectar a algum dispositivo Bluetooth, a tela será automaticamente bloqueada.

Preço e disponibilidade

O Motorola Edge 40 Neo já está à venda no Brasil a partir desta quinta-feira (28), pelo preço sugerido de R$ 2.799. Nas opções preto, azul e verde, ele tem 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento.