Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S23 tem GPU 2 vezes superior à do Galaxy S22 com Exynos em teste

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Fevereiro de 2023 às 09h40

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech

Em uma parceria com a Samsung, o canal Coisa de Nerd teve a oportunidade de realizar testes preliminares de desempenho na nova linha Galaxy S23. Os números mostram uma enorme evolução de performance na CPU e GPU, como esperado de aparelhos equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 2, mas se destacam ainda mais quando comparados ao Galaxy S22 com Exynos 2200, cenário em que o chip gráfico mais recente consegue fornecer 2 vezes mais potência.

Com a família Galaxy S23 em mãos, além de mostrar as melhorias de câmera implementadas pela Samsung, o youtuber Leon realizou alguns testes rápidos com os aparelhos, para demonstrar os ganhos de performance que o hardware atualizado traz. Utilizando o Geekbench 5, ele obteve como melhor resultado 1.546 pontos em single-core e 4.752 pontos em multi-core, no Galaxy S23 Plus. O restante dos modelos, incluindo o compacto Galaxy S23, oferece números similares, dentro da margem de erro.

Continua após a publicidade

Ao comparar os testes com o que um Galaxy S22 Plus equipado com o Exynos 2200, o chip proprietário da geração anterior da gigante sul-coreana, as diferenças são gritantes: o antigo topo de linha entrega apenas 1.162 pontos em single-core e 3.402 pontos em multi-core. Assim sendo, os novos Galaxy S23 oferecem CPU 33% superior com um núcleo, e 40% mais veloz ao usar todos os núcleos, salto gigantesco para apenas uma geração.

Nesse ponto, o leaker Ice Universe faz um adendo interessante: os números que observamos no vídeo parecem resultar de um modo de baixo consumo usado pela gigante sul-coreana para estender a autonomia de bateria e consequentemente reduzir as temperaturas. Ao desabilitá-lo, os celulares estreantes atingiriam pontuações ainda mais altas — o banco de dados do Geekbench mostra registros de 1.583 pontos em single-core e 5.082 em multi-core, o que simbolizaria ganhos ainda maiores de 36% e 50%, respectivamente.

O aspecto que realmente impressiona nos testes feitos pelo Coisa de Nerd é a GPU, capaz de fornecer pouco mais de 2 vezes mais desempenho que a Xclipse 920, a solução gráfica da Samsung desenvolvida em parceria com a AMD para o Exynos 2200. Rodando o 3DMark TimeSpy Extreme, teste 3D pesado executado em resolução 4K, o Galaxy S23 Ultra atinge 3.873 pontos, com taxa de quadros média de 23,2 FPS.

Continua após a publicidade

No mesmo teste, o Galaxy S22 Ultra apresenta 1.912 pontos, com média de taxa de quadros de 11,4 FPS, o que configura um salto gigantesco de mais de 2 vezes para a nova geração. É importante ressaltar que o teste não engloba o uso de Ray Tracing, em que curiosamente o Exynos 2200 supera com boa margem o Snapdragon 8 Gen 2. Ainda assim, para uso geral, o Galaxy S23 deve oferecer uma experiência muito superior, e mostra ser uma revolução em processamento em apenas 1 ano.

Outro ponto interessante é que mesmo o Galaxy S23 base consegue entregar desempenho respeitável, com redução mínima frente ao Galaxy S23 Ultra.

Isso é consequência do uso de um sistema de refrigeração mais robusto, com câmaras de vapor, em que uma grande placa de cobre com uma pequena quantidade de líquido no interior ajudam a dissipar o calor mais rapidamente. Ice Universe também divulgou um GIF comparando a solução simples de folhas de grafite usada no Galaxy S22, com as câmaras da linha S23.

Continua após a publicidade

É possível notar como a área de dissipação é bem maior, auxiliada pela transferência rápida proporcionada pelo líquido interno, mudança importante que pode significar que os lançamentos vão manter o alto desempenho mesmo em uso intenso prolongado.

Como destaca o próprio Coisa de Nerd, mais testes são necessários, tanto para que uma comparação com o Snapdragon 8 Gen 1 seja feita, como também para vermos a performance em cenário de uso prolongado.

Diversos canais especializados já estão com os aparelhos, o que significa que esses testes devem começar a surgir já nos próximos dias.

Continua após a publicidade

A família Samsung Galaxy S23 já está à venda globalmente, inclusive no Brasil, com diversas promoções especiais de lançamento, sendo o upgrade gratuito de armazenamento para aqueles que optarem por comprar o modelo de menor capacidade o maior destaque.

Fonte: WCCFTech