Publicidade

Samsung estaria trabalhando para otimizar games em celulares dobráveis

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Jonas Leupe/Unsplash
Jonas Leupe/Unsplash
Galaxy Z Fold 5

Responsável pela popularização dos celulares dobráveis, a Samsung estaria trabalhando agora para aprimorar a reprodução de games em telas flexíveis. De acordo com reportagem do portal coreano Hankyung, a gigante estaria trabalhando junto a grandes desenvolvedoras de games, incluindo nomes de peso como Epic Games (de Fortnite) e Krafton (de PUBG), para criar experiências pensadas para os painéis dobráveis. Os esforços também visariam melhorar o uso geral dos aparelhos, ponto que conta com uma parceria com o Google.

Apesar de não ser a pioneira no segmento — posto ocupado pela Royole e seu Flex Pai —, a Samsung foi a fabricante responsável por trazer em massa ao público o conceito de celulares dobráveis. Ainda que encare fortíssima concorrência de chinesas como OPPO, Xiaomi e Honor, cujas propostas chegam a trazer tecnologias mais avançadas que os integrantes das linhas Galaxy Z Fold e Z Flip, a companhia sul-coreana é a única até o momento a atender o mercado global em grande escala, a ponto de trazer os aparelhos a países como o Brasil.

Justamente com o objetivo de incorporar diferenciais aos seus aparelhos, a Samsung estaria agora trabalhando com grandes estúdios de games para otimizar diversos títulos para seus aparelhos, tanto com novos jogos, quanto através da adaptação de experiências já lançadas. Além da Epic Games e Krafton, o acordo envolveria as produtoras Kakao Games (de games como Eversoul), NCSoft (Blade & Soul), Nexon (MapleStory), Pearl Abyss (Black Desert) e Smilegate (Lost Ark).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para acompanhar a colaboração e comunicação próxima com os estúdios, a divisão de pesquisa da fabricante teria estabelecido uma equipe de força-tarefa (Gaming Task Force) baseada na China, Coreia do Sul, Reino Unido e Ucrânia, que trabalharia junto às desenvolvedoras de games parceiras para a produção de títulos exclusivos para o Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5. Trazendo ajustes como controles e mapas diferenciados, os jogos fariam parte da chegada do Samsung Gaming Hub aos celulares.

Central de games nas TVs, monitores e projetores da gigante, o Gaming Hub hoje concentra basicamente serviços de streaming como o Xbox Cloud Streaming e o Nvidia GeForce NOW. Ao que parece, a solução deve aumentar de importância ao ser disponibilizado nos smartphones, com sua estreia estando marcada para o início de 2024.

Ainda segundo o Hankyung, a sul-coreana também pretende dar um passo além dos games e dedicar mais atenção à interface e à experiência de uso dos dobráveis. A empresa já é reconhecida por ter o software melhor polido para esse tipo de dispositivo, mas há margem para melhorias. Para isso, a Samsung estaria trabalhando de perto com o Google, responsável pelo Android, que também deve se beneficiar da iniciativa se considerarmos que a gigante das buscas possui seu próprio dobrável, o Pixel Fold.

Os grandes esforços citados pela reportagem teriam um motivo claro: a lenta adoção dos celulares de tela flexível na visão da Samsung. Ainda que pesquisas de mercado mostrem um avanço crescente desses aparelhos, a companhia não estaria satisfeita com o ritmo, pretendendo se apoiar nas melhorias de software para atrair mais consumidores. Também é possível dizer que os enormes saltos vistos em dispositivos na China, além dos "games de console" a caminho do iPhone 15 Pro, podem ter acendido um sinal de alerta na sul-coreana.

Ainda que sejam movimentações esperadas, é preciso aguardar por um anúncio oficial para termos certeza dos planos da marca, algo que pode acontecer apenas nas próximas semanas. Até lá, novos rumores e vazamentos podem esclarecer melhor o que a fabricante está preparando.

Fonte: Hankyung (em coreano)