Royole FlexPai 2: 1º celular com tela dobrável ganha sucessor mais resistente

Por Rubens Eishima | 22 de Setembro de 2020 às 09h55
Royole

Lançado no final de 2018, o Royole FlexPai finalmente ganhou uma segunda geração. O Royole Flexpai 2 foi apresentado nesta terça-feira (22) trazendo especificações atualizadas dignas de um topo de linha, além de um mecanismo de articulação mais resistente e que, segundo a fabricante, não deixa marcas na tela.

O primeiro FlexPai chamou a atenção do mundo ao superar marcas como Samsung e Huawei para ser o primeiro aparelho com tela dobrável vendido no mercado. Desde então, as rivais lançaram modelos como o Galaxy Fold, Galaxy Z Flip, Z Fold 2, Mate X e Mate Xs.

mostrado em outros eventos ao longo de 2020, o FlexPai 2 não foge muito do design da primeira geração, utilizando uma tela que dobra do lado externo do aparelho, diferente dos modelos da Samsung ou dos novos Moto Razr, que flexionam a tela internamente.

Articulação reforçada é um dos destaques da segunda geração (imagem: Royole)

Especificações atualizadas

O novo FlexPai traz configurações dignas de 2020 — e do preço cobrado por ele — com o processador Snapdragon 865 e seu modem 5G, além de opções de memória RAM com 8 e 12 GB no padrão de alto desempenho LPDDR5. No armazenamento, o espaço para aplicativos e arquivos é de 256 ou 512 GB, também em padrão de alta velocidade — neste caso o UFS 3.0.

Câmera quadrupla serve tanto como conjunto principal quanto para selfies (imagem: Royole)

O conjunto fotográfico também seguiu a receita dos modelos topo de linha deste ano, deixando para trás a câmera dupla para adotar um sistema com quatro sensores: um principal de 64 megapixels, um para retratos e selfies (aproveitando a tela dobrável) com 32 MP, uma lente grande-angular com 16 MP e campo de visão de 116 graus e uma lente telefoto com zoom óptico de 3x para o sensor de 8 MP.

Tela reforçada

Centro das atenções do FlexPai 2, a tela OLED mantém a medida de 7,8 polegadas ao ser aberta, com proporção 4:3 e resolução de 1920 x 1440 pixels. Fechadas, as telas frontal e secundária medem 5,5 e 5,4 polegadas, respectivamente, com resolução de 1440 x 900 pixels e 1440 x 810 pixels.

Fabricante anuncia que tela não fica marcada no ponto da articulação (imagem: Royole)

Usando a terceira geração da tecnologia de tela dobrável da empresa, batizada de Cicada Wing 3 (asa de cigarra, em tradução direta), o FlexPai 2 resiste a mais de 1,8 milhão de dobras na tela, garante a fabricante. A Royole promete ainda cores mais brilhantes, nível de contraste até cinco vezes maior e tempo de resposta reduzido.

A dobradiça do FlexPai 2 não deixa a tela marcada ao ser esticada, graças à melhor integração entre o mecanismo e o painel OLED. A empresa anuncia ainda que o componente, feito com uma liga de alumínio e titânio, é mais fino e mais resistente, inclusive contra impactos.

Área lateral pode ser usada como barra de atalhos (imagem: Royole)

Personalização flexível

Para acompanhar a tela dobrável, a Royole desenvolveu sua personalização WaterOS. O software chega à versão 2.0 com o FlexPai 2 e é instalada sobre o sistema Android 10. Além dos ajustes de multitarefa já vistos na primeira versão — e nos concorrentes da Samsung e Huawei —, o WaterOS 2.0 integra atalhos rápidos nos cantos da tela.

Modo espelho usa a tela dobrada para que fotógrafo e modelo vejam a imagem ao mesmo tempo (imagem: Royole)

Outro recurso destacado pela empresa é o modo espelho. Com ele, é possível tirar fotos com o aparelho dobrado, sendo que a prévia da foto é exibida nos dois lados do celular, permitindo que a pessoa fotografada confira a imagem tirada sem precisar girar o FlexPai 2.

Disponibilidade e preço

O Royole FlexPai 2 chega às lojas chinesas nesta sexta-feira (25) em três opções de cores — dourado, prateado e preto — e duas configurações de memória:

  • 8 + 256 GB: 9.988 iuanes (cerca de R$ 8.000);
  • 12 + 512 GB: 11.588 iuanes (R$ 9.285).

O modelo não tem previsão de disponibilidade fora da China.

Royole FlexPai 2: ficha técnica

  • Tela: 7,8 polegadas OLED dobrável;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 865;
  • Memória RAM: 8 ou 12 GB LPDDR5;
  • Armazenamento interno: 256 ou 512 GB UFS 3.0;
  • Câmera traseira: 64 + 32 + 16 + 8 megapixels (principal, retrato/selfie, grande-angular, telefoto);
  • Câmera frontal: não disponível (usa a câmera de 32 MP frontal com a tela dobrada);
  • Dimensões: 186,2 x 133,8 x 6,3 mm (aberto), 89,4 x 133,8 x 12,8 mm (fechado);
  • Peso: 339 gramas;
  • Bateria: 4.450 mAH, recarga com fio a 18 W;
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, dual-chip;
  • Cores disponíveis: dourado, preto e prateado;
  • Sistema operacional: Android 10 com personalização WaterOS 2.0.

Fonte: Royole (1,2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.