Samsung demonstrará tela com dobra dupla, painel enrolável e mais nesta semana

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 17 de Maio de 2021 às 16h10
Divulgação/Samsung

Nesta semana, será realizado o Display Week, evento focado no futuro das telas organizado pela Society for Information Display (SID), organização que integra as principais fabricantes de telas do mundo. Entre elas está a divisão de displays da Samsung, que revelou nesta segunda-feira (17) alguma das novidades que exibirá durante a conferência.

Além de um painel com duas dobradiças, a gigante sul-coreana pretende anunciar um display enrolável, aos moldes do LG Rollable, uma tela dobrável de 17 polegadas, similar a aparelhos como o Microsoft Surface Neo e o Lenovo ThinkPad X1 Fold, e até mesmo tecnologia de câmera sob o painel para notebooks.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

S-Foldable e display enrolável

A primeira grande novidade é chamada de "S-Foldable", marca que chegou a ser registrada recentemente pela Samsung, e é composta por um painel com duas dobras que lembra o formato da letra "S" ou mesmo da letra "Z". O componente tem 7,2 polegadas quando aberto e pode ser ajustado para ter diferentes níveis de aproveitamento de tela.

O Samsung S-Foldable é um display com duas dobras em formato de "Z" (Imagem: Divulgação/Samsung)

No caso deste protótipo, as câmeras são abrigadas na enorme borda esquerda, presente para permitir o manuseio da tela. Rumores já indicavam que a fabricante trabalha em um smartphone de dobras duplas, e é bastante provável que vejamos o S-Foldable estrear em um celular da marca futuramente.

A Samsung Display também possui um protótipo de painel enrolável ao estilo do LG Rollable (Imagem: Divulgação/Samsung)

Outra possibilidade a ser mostrada pela Samsung Display é a tela enrolável. Com formato similar a soluções como o LG Rollable e o OPPO X 2021, o protótipo possui o formato de um smartphone tradicional, que ganha largura extra ao apertar de um botão. A empresa não chegou a trazer detalhes sobre as dimensões e recursos adicionais desse modelo.

Painel de 17 polegadas e câmera sob o display para laptops

Passando para formatos maiores, a Samsung Display revelou seu primeiro painel dobrável acima das 10 polegadas. Mais precisamente, o protótipo demonstrado conta com 17 polegadas e lembra bastante soluções como o Surface Neo da Microsoft, em proporção 4:3. A novidade pode vir a se tornar um novo tablet ou mesmo um laptop da empresa.

A empresa mostoru seu primeiro painel dobrável de 17 polegadas, com proporção 4:3 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Por fim, a companhia divulgou o protótipo de um notebook com câmera sob o display, posicionada logo abaixo da borda superior. No teaser, o resultado impressiona e promete entregar ainda mais imersão que o tradicional, mas dúvidas surgem acerca da qualidade da imagem do sensor. A primeira câmera sob a tela foi lançada pela ZTE, e apresentou resultados insatisfatórios em testes, por exemplo.

A gigante sul-coreana também prepara uma câmera sob o display para notebooks (Imagem: Divulgação/Samsung)

De toda forma, mais detalhes sobre os novos painéis serão divulgados no decorrer da Display Week nos próximos dias, com os principais anúncios planejados para acontecer entre os dias 22 e 24 de maio.

Fonte: Android Authority, GSMArena

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.