Publicidade

Samsung registra 4 marcas de telas flexíveis, incluindo sucessor do UTG

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Maio de 2021 às 07h00

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung Display, divisão de telas da sul-coreana, registrou novas marcas para displays de smartphones no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) na segunda-feira (10). Ao todo, foram apresentados quatro nomes, incluindo três variantes do vidro ultrafino (UTG) e uma possível camada protetora para os painéis flexíveis da empresa.

Os registros, encontrados pelo site LetsGoDigital, indicam a presença de três variantes do UTG, primeira geração do vidro ultrafino presente nos modelos Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold 2. O UTG 2.0 é provavelmente o sucessor da tecnologia apresentada em 2020, que deve fazer parte dos próximos smartphones dobráveis da Samsung, como o Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3.

Há, ainda, os UTG+ e S-UTG, ambas variantes da tecnologia flexível da Samsung. Infelizmente, não há nenhuma informação técnica sobre os painéis registrados, mas inúmeros rumores divulgados nos últimos meses apostaram na presença de uma camada compatível com caneta Stylus; no caso da Samsung, a S-Pen.

Continua após a publicidade

Em fevereiro deste ano, informações vindas da Coreia do Sul revelaram que a Samsung estaria com uma "grande dificuldade técnica" para incluir a tecnologia capaz de reconhecer a caneta em uma tela dobrável, mas o desenvolvimento inicial teria sido bem-sucedido. Isso ocorreu porque a parte digitalizadora (que deve reconhecer o movimento da caneta) precisaria ser dobrável, além de suportar o impacto e a pressão gerados ao escrever. Além disso, o vidro teria que resistir a possíveis arranhões causados pelo uso do acessório.

Apesar de todas as supostas dificuldades, a Samsung teria conseguido desenvolver digitalizadores e vidros dobráveis que podem responder ao uso da caneta. A previsão é de que a empresa comece a produção em massa dos novos displays a partir deste mês de maio, concluindo-os a partir de julho, a tempo do lançamento dos novos Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3.

Continua após a publicidade

Além dos três painéis UTG registrados pela Samsung, um inédito Dragon Glass foi encontrado no banco de dados da EUIPO. O nome se refere a uma possível camada protetora semelhante a que foi aplicada em cima do vidro ultrafino do Galaxy Z Flip — ao que tudo indica, trata-se de uma versão mais resistente dessa solução.

O lançamento dos novos smartphones dobráveis da Samsung está previsto para o dia 3 de agosto, portanto continua acompanhando o Canaltech para não perder nenhuma informação sobre eles.

Fonte: LetsGoDigital