S Pen sem Bluetooth: abaixo-assinado pede para Samsung trazer recurso de volta
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Após a Samsung ter retirado o suporte para Bluetooth das canetas S Pen na linha Galaxy S25 Ultra, entusiastas da marca fizeram um abaixo-assinado para pressionar a empresa a trazer o recurso de volta. A petição foi feita no site Change.org, com o nome de “Demanda para que a Samsung Mobile reintroduza a S Pen com Bluetooth para o Galaxy S26 Ultra”.
Na manhã desta quarta-feira (29), pouco mais de mil pessoas registraram suas assinaturas pela causa. A próxima meta do abaixo-assinado é de 1.500 assinaturas.
Como a petição menciona apenas o Galaxy S26 Ultra, há bastante tempo para a Samsung decidir se a mobilização será suficiente para reverter a decisão tomada para a geração atual do top de linha. Afinal, o novo aparelho não será lançado antes do início de 2026.
S Pen sem Bluetooth: entenda o caso
Mesmo antes da linha Galaxy S25 ter sido apresentada, rumores já apontavam que a caneta stylus perderia a funcionalidade Bluetooth para a nova geração.
Logo após o lançamento, executivos da marca apontaram que a mudança de estratégia foi feita pela falta de uso dos recursos Bluetooth do acessório. Levantamentos internos indicaram que menos de 1% dos consumidores aproveitam o pareamento com a caneta.
Os recursos extras que o Bluetooth permite incluem as Air Gestures (gestos no ar, em tradução livre), e a ativação remota do botão de captura da câmera — algo que é apontado por fãs como uma funcionalidade bastante útil, especialmente em fotos em grupo.
Uma nota oficial da Samsung chegou a sugerir que uma versão especial da S Pen, com Bluetooth, seria vendida separadamente. Contudo, a marca esclareceu logo depois que se tratava de um erro.
Além de vir com uma caneta sem Bluetooth, o Galaxy S25 Ultra sequer está apto para funcionar com o pareamento em outras S Pen mais antigas, que tragam a tecnologia.
O Galaxy S25 Ultra já está disponível para venda no Brasil, com o novo processador Snapdragon 8 Elite e uma câmera ultrawide atualizada. O aparelho ainda ganhou novos recursos de inteligência artificial (IA) com reconhecimento de comandos complexos, mas seu preço teve um salto considerado significativo em relação à geração anterior.
Leia mais
- Galaxy S25 Ultra representa até 70% das vendas da linha, revela operadora
- Galaxy Z Fold 7 terá mesmo preço do antecessor, diz informante
- Próximo "iPhone barato" não terá Ilha Dinâmica, diz informante