Realme GT 5 Pro deve trazer Snapdragon 8 Gen 3, aponta rumor
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté | •

A Realme deve atualizar no futuro a sua linha de celulares avançados com a série GT5. Além do modelo padrão, uma variante Pro deve chegar como a principal novidade, trazendo um processador inédito.
- OPPO Find N3 aparece em certificação e deve trazer Snapdragon 8 Gen 2
- Review Asus ROG Ally | Console poderoso e muito versátil
De acordo com as informações do leaker Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo, o GT5 Pro virá com o processador Snapdragon 8 Gen 3. A plataforma deve ser anunciada durante o Snapdragon Summit, que já está marcado para o mês de outubro.
Trata-se, portanto, de uma plataforma diferente em relação ao que é esperado para o Realme GT5. O dispositivo pode chegar ao mercado com um Snapdragon 8 Gen 2, que já é equipado em diversos celulares flagships atuais.
Até o momento, poucas informações técnicas foram reveladas sobre o Snapdragon 8 Gen 3. Contudo, a plataforma é esperada com uma nova configuração de núcleos 1+2+3+2, que se destacaria por trazer maior foco em alta performance, em vez da eficiência energética.
Desta forma, a performance obtida pela plataforma pode ser até 30% mais alta em comparação direta com a anterior. Estes ganhos também seriam responsabilidade de uma nova geração da litografia de 4 nanômetros da TSMC, fabricante oficial do componente.
Realme GT5 Pro deve estar entre os mais poderosos da marca
Ainda não é possível especular qual nível de melhoria será percebida no Realme GT5 Pro, já que isso ainda depende de outros fatores, como otimizações de software. Além disso, outras características técnicas do aparelho não são conhecidas, o que dificulta as estimativas.
Mesmo assim, o dispositivo deve figurar entre os mais poderosos nas listas de benchmark, com desempenho suficiente para rodar qualquer aplicativo disponível da Play Store.
A primeira onda de aparelhos rivais com o Snapdragon 8 Gen 3 deve ser revelada pouco após o lançamento do componente. Os principais representantes com o novo chip devem incluir a linha Xiaomi 14, além da série Galaxy S24 esperada apenas para o ano que vem.
Mais detalhes sobre o Realme GT5 Pro ainda devem surgir antes do lançamento oficial, já que a presença do 8 Gen 3 indica que o smartphone não deve chegar a curto prazo. Antes disso, a marca deve apresentar o Realme 11 Pro Plus no Brasil, com câmera de 200 MP e suporte para recargas de 100 W.
Fonte: Weibo