Realme GT Neo mostra ser bom custo-benefício em teste de câmeras
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Oficializado pouco mais de um mês após o modelo original, o Realme GT Neo chegou com a proposta de oferecer a maior parte dos recursos do irmão mais robusto, mas a um preço mais acessível. O aparelho deixa a Qualcomm de lado para dar lugar ao chipset MediaTek Dimensity 1200, e se destaca pela presença de áudio estéreo, tela Super AMOLED de 120 Hz e bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 50 W.
- Realme GT Neo 2 tem mais detalhes de versões e cores revelados
- Realme 9 só deve ser anunciado em 2022 com "ótimo processador mainstream"
Seis meses depois de estrear no mercado global, o topo de linha básico da Realme foi submetido aos testes de câmera dos engenheiros do site DXOMARK. Com 105 pontos, o telefone mostra ser uma opção bastante sólida, com alto custo-benefício, especialmente se considerarmos que a qualidade das câmeras não é um dos focos do GT Neo.
Foco preciso, mas exposição instável
O Realme GT Neo traz três câmeras traseiras, com sensor principal de 64 MP, ultrawide de 8 MP e campo de visão de 119°, e lente macro de 2 MP. Segundo os especialistas, o aparelho tem como pontos positivos o balanço de branco relativamente neutro em cenários externos, bons detalhes em objetos próximos em cenas internas e boas condições de luz, foco automático preciso, além de boa exposição, alcance dinâmico amplo, ruído controlado e boas cores em vídeos.
Já entre as falhas encontradas estão instabilidades na exposição, tons de pele geralmente imprecisos em baixa luz, falta de detalhes e bordas suavizadas na lente ultra wide, efeito borrado não natural no modo bokeh, bem como foco automático lento e instável, falta de detalhes e artefatos de tonalidade em vídeos.
Exemplos de fotos
Exemplo de vídeo
Realme GT Neo: desempenho sólido pelo preço
Segundo o DXOMARK, apesar do foco em games e na qualidade da tela, o Realme GT Neo faz um trabalho decente com as câmeras, especialmente considerando a faixa de preço em que é posicionado. O dispositivo se posiciona muito bem na faixa de celulares Avançados do ranking do site, e consegue superar alguns aparelhos de renome, como o iPhone SE. Você confere a análise na íntegra neste link.
Realme GT Neo: ficha técnica
- Tela: Super AMOLED de 6,43 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, amostragem de toque de 360 Hz
- Chipset: MediaTek Dimensity 1200
- Memória RAM: 6 GB, 8 GB ou 12 GB
- Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
- Câmera traseira: 64 MP (Principal, f/1.8) + 8 MP (Ultrawide, f/2.3, 119°) + 2 MP (Macro, f/2.4)
- Câmera frontal: 16 MP (f/2.5)
- Dimensões: 158,5 x 73,3 x 8,4 mm
- Peso: 179 gramas
- Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 50 W
- Extras: 5G, conector P2 para fones de ouvido, leitor de digitais sob o display, Bluetooth 5.1, Wi-Fi 6, som estéreo
- Cores disponíveis: preto, prata e perolado
- Sistema operacional: Android 11, sob a Realme UI 2.0
Fonte: DXOMARK