Realme GT 5 tem design chamativo e acabamento único detalhados
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Faltando menos de cinco dias para o evento de lançamento, a Realme divulgou nesta quinta-feira (24) uma série de teasers que revelam o design do Realme GT 5, próximo topo de linha da marca. As publicações são importantes por detalharem o acabamento especial empregado na traseira do dispositivo, que segundo a companhia, teria "enlouquecido os fornecedores" pela complexidade de ser fabricado. Fora isso, mais informações da bateria foram apresentadas, indicando o uso de um conjunto de alimentação bastante potente.
- Realme lança Buds Air 5 e 5 Pro com até 40 horas de bateria e design premium
- Xiaomi 13T Pro surge em imagens reforçando inspiração no Redmi K60 Ultra
A cor de destaque do aparelho é chamada pela empresa de "Flowing Silver Mirror" (em tradução livre, algo como "espelho de prata fluído" em português) e engloba três pontos principais, a começar pelo vidro. Possivelmente o aspecto mais complicado do acabamento, a placa é referida como "Miracle Glass" ("vidro milagroso") e traz em uma peça única curvaturas acentuadas que serão posicionadas ao redor do módulo de câmeras. Considerando as características do material, ter essas curvaturas em uma única placa impressiona.
Segundo a Realme, o Miracle Glass é fabricado através de quatro processos complexos, e exigiu mais de um ano de pesquisa para ser desenvolvido. Também é no vidro onde está o segundo ponto especial: a sensação ao toque. As barreiras da linguagem e a pessoalidade do toque tornam difícil a descrição, mas a empresa garante que a solução proporciona "uma sensação única e macia". Por fim, o terceiro ponto está na tonalidade, baseada em uma tinta reflexiva que lembra um espelho.
Complementando o design chamativo, o Realme GT 5 conta com uma faixa preta que se estende de um lado ao outro, abrigando não apenas as três câmeras, como ainda as discretas faixas de iluminação RGB configurável vistas na geração anterior. A região também traz marcações de recursos como NFC, especificações dos sensores de imagem e o logo do processador, um Snapdragon 8 Gen 2.
A revelação acaba confirmando que o dispositivo possui o mesmo visual esperado para o Realme GT 6 Neo, o que sugere duas coisas: ambos os modelos adotarão uma aparência similar, ou trata-se do mesmo dispositivo, com nomes variados para atender diferentes regiões do mundo. O fato é que o GT 5 é um dispositivo que chama atenção e, se informações de leakers e as promessas da companhia estiverem corretas, deve ser muito confortável de usar.
Realme GT 5 terá grande bateria e recarga de 240 W
Outro aspecto importante confirmado pelos novos teasers é a configuração de bateria. Assim como as gerações anteriores, o Realme GT 5 será disponibilizado em duas versões: uma com carregamento super rápido de 240 W, e outra com recarga um pouco mais modesta, de 150 W. No caso da variante mais simples, a bateria traz respeitáveis 5.240 mAh, enquanto o modelo com carregador mais poderoso não teve a capacidade do tanque anunciado.
Em ambos os casos, a fabricante afirma ter implementado diversos mecanismos de segurança para manter a integridade e aumentar a durabilidade do telefone. As tecnologias garantiriam 99% de eficiência energética e 1.600 ciclos de recarga (o que exigiria carregar o celular uma vez por dia, todos os dias, por mais de quatro anos), e permitiriam ao flagship recuperar 100% da carga em apenas 18 minutos.
Com anúncio marcado para a próxima segunda-feira (28), às 3h da manhã no horário de Brasília, o Realme GT 5 promete ser uma opção poderosa no segmento de celulares topo de linha. Além dos recursos citados, o lançamento já teve confirmado a presença de tela AMOLED 1,5K com taxa de atualização de 144 Hz, até 24 GB de RAM, câmera tripla com sensor principal Sony IMX890 de 50 MP e o "Geek Performance Panel", que permitirá ao usuário ajustar a velocidade da CPU como preferir. Ainda não se sabe se o dispositivo chegará ao Brasil.