Quanto vale a pena pagar no iPhone 16e na Black Friday 2025?
Por Renato Moura Jr. |

No início de 2025, a Apple lançou o iPhone 16e, uma versão mais econômica do seu telefone do momento, na época. O celular sacrifica alguns recursos mais requintados para oferecer um preço abaixo do que estamos acostumados com um iPhone, uma oportunidade interessante de ingressar no ecossistema da Apple.
- iPhone Fold: veja tudo que já sabemos sobre o celular dobrável da Apple
- Não quer trocar de iPhone? 5 truques para seu celular ficar como 'novo'
Se você está esperando a Black Friday para encontrar uma boa oferta, saiba até quanto seria vantajoso pagar em um iPhone 16e:
O que o iPhone 16e entrega?
O iPhone 16e foi pensado como uma porta de entrada ao ecossistema da Apple, com recursos de alto nível sem custar tanto quanto os demais modelos do ano. Ele mantém o design elegante, a integração completa com iOS e o suporte a atualizações de longo prazo, pontos bem favoráveis em relação ao custo-benefício.
Em termos de desempenho, ele conta com chip A18, capaz de rodar aplicativos e jogos com boa fluidez, além de oferecer uma câmera competente para fotos e vídeos, apesar de se limitar a uma única lente.
No entanto, algumas escolhas de hardware deixam claro o posicionamento mais econômico do aparelho. A tela, por exemplo, não tem o mesmo brilho e taxa de atualização das versões mais caras, enquanto a câmera traseira não conta com todos os recursos avançados que vemos nos outros iPhone 16.
Ainda assim, para quem busca estabilidade, confiabilidade e acesso ao ecossistema Apple, o 16e cumpre bem sua proposta.
Até quanto vale a pena pagar?
Hoje, o 16e pode ser encontrado na casa dos R$ 3.500 no varejo, valor consideravelmente abaixo do lançamento, mas que acaba perdendo em custo-benefício para outros celulares. Nessa faixa, alternativas da Samsung, Xiaomi e Motorola entregam telas melhores, baterias mais robustas e câmeras mais versáteis.
O iPhone 16e só se torna realmente interessante por no máximo R$ 3.000, dentro de um contexto de Black Friday. Esse valor o coloca em um patamar mais competitivo, considerando não apenas o desempenho, mas também o peso do ecossistema Apple, que agrega valor com serviços como iCloud, AirDrop e integração entre dispositivos.
Para quem já está decidido a comprar o modelo, a recomendação é acompanhar os valores desde agora, monitorando nas principais redes varejistas e sites de comparação de preços. Assim, será possível identificar se o desconto oferecido na Black Friday é realmente relevante e condizente com o que o aparelho oferece.
- Compre o iPhone 16e no Magalu
- Compre o iPhone 16e no Mercado Livre
- Compre o iPhone 16e na Amazon
- Compre o iPhone 16e na KaBuM!
Leia mais no Canaltech:
- Xiaomi vai cancelar nova geração de celular dobrável, sugere informante
- Óculos da Apple poderá rodar dois sistemas operacionais; entenda
- IP48 ou IP68: como funciona a resistência à poeira em celulares?
Por que o iPhone dura TANTO? O que a Apple faz de CERTO e ERRADO na durabilidade do aparelho?