Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy AI pode exigir assinatura a partir de 2026

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Janeiro de 2024 às 09h05

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung apresentou o Galaxy AI como seu conjunto de soluções de Inteligência Artificial na linha Galaxy S24, salientando que não haverá custo adicional para usar os novos recursos. Contudo, essa característica tem data para acabar, segundo uma nota de rodapé contida nos materiais da marca. 

“Os recursos do Galaxy AI serão entregues gratuitamente até  o fim de 2025 em aparelhos Samsung Galaxy suportados. Diferentes termos podem ser aplicados para funções de IA fornecidas por terceiros”

A publicação original do usuário AdamJMatlock, que encontrou a nota, foi excluída. Textos similares não são encontrados em conteúdos relacionados aos aparelhos em outros países. 

Continua após a publicidade

Na prática, isso significa que o Galaxy AI pode exigir algum tipo de pagamento a partir de 2026. Este é um questionamento feito desde antes do lançamento da linha Galaxy S24, e a possibilidade de cobrança já era citada em alguns rumores prévios. 

Porém, mais detalhes sobre estes pagamentos não foram divulgados até o momento pela Samsung. Não é possível afirmar que a cobrança ocorrerá de forma periódica ou em pagamento único, por exemplo. 

Continua após a publicidade

As funções de IA “fornecidas por terceiros” citadas pela Samsung provavelmente fazem referência às soluções vindas do Google. Neste caso, a gratuidade não depende da marca coreana, e sim das determinações da Gigante das Buscas. 

Alguns dos recursos de IA fornecidos pelo Google na linha Galaxy S24 incluem:

  • Circle to Search: realiza pesquisas rápidas por IA quando um elemento presente na tela é destacado por quem usa o celular, eliminando a necessidade de uma captura de tela
  • Resumo em notas e gravações de voz: faz um resumo por IA com os tópicos mais importantes de anotações ou gravações de voz feitas com o celular
  • Edição de fotos: realiza uma edição avançada das fotos capturadas com as câmeras da linha Galaxy S24, incluindo recortes e preenchimentos por IA ao estilo Magic Eraser da linha Pixel

Fim da gratuidade já era sugerida antes

Continua após a publicidade

Antes mesmo do lançamento da linha Galaxy S24, uma nota parecida já tinha sido encontrada em uma propaganda da Samsung voltada para seus consumidores na Croácia:

Neste caso, há uma diferença importante. A presença da expressão “pelo menos até o fim de 2025” sugere que a gratuidade pode ser estendida, ou mesmo mantida permanentemente. 

Atualização: em resposta ao Canaltech, a Samsung afirmou que não tem qualquer plano relacionado a cobranças extras dos recursos do Galaxy AI.

Continua após a publicidade

Galaxy AI usa Google Cloud

Paralelo a isso, a Samsung confirmou que algumas de suas novas tecnologias funcionam com base no Google Cloud, o serviço de processamento na nuvem da companhia dedicado a profissionais e grandes empresas. A marca coreana será a primeira parceira do Google a usar o Gemini Pro e o Imagen 2 para geração de texto e imagens, por meio da plataforma de machine learning Vertex AI via nuvem. 

Além de resumir os textos em tópicos, o Gemini pode entender e combinar diferentes tipos de informação, seja ela em formato digitado, imagens ou vídeos, característica conhecida como multimodal. Por isso, a tendência é que os aplicativos fiquem mais precisos ao longo do tempo, com o Gemini Pro prometendo ainda incluir recursos de segurança como proteção de dados e privacidade. 

Continua após a publicidade

Com o sistema Android 14, os novos aparelhos também contarão com o Gemini Nano, um grande modelo de linguagem (LLM) on-device que tem recursos mais básicos. Apesar de ser mais simples, a solução permite uma série de tarefas, como a geração de wallpapers com base em textos, respostas inteligentes em mensagens e mais. 

Além das novidades de IA, a linha Galaxy S24 ainda trouxe melhorias de desempenho, construção em titânio e mais. Os aparelhos já estão disponíveis para compra no Brasil, inclusive em combos com o relógio Galaxy Watch 6. 

Fonte: Android Authority