SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Pixel 8 se posiciona entre os melhores em teste de câmera do DXOMARK

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Novembro de 2023 às 09h53

Link copiado!

Google
Google

Depois do Pixel 8 Pro assumir uma das melhores colocações do ranking de câmeras do portal DXOMARK, foi a vez do mais básico Google Pixel 8 mostrar a importância do software do Google no desempenho de fotografia do aparelho. Mesmo contando com um conjunto de lentes simplificado, o topo de linha "acessível" da gigante das buscas mostrou excelência em fotos e vídeos, assumindo uma posição de destaque entre os melhores smartphones avaliados pelo site especializado.

Pixel 8 tem cores agradáveis e HDR amplo

Apesar de adotar sensores robustos, o conjunto de câmeras do Google Pixel 8 é bem mais simples que o visto em concorrentes, ao menos no papel. O dispositivo emprega um sensor principal da Samsung — ao que tudo indica, trata-se do novo ISOCELL GNK — com 50 MP, tamanho avantajado de 1/1,3 polegada, abertura de f/1.68, estabilização óptica (OIS) e foco automático por detecção de fase (PDAF) multidirecional "Octa PD".

Continua após a publicidade

Já para a lente ultrawide, o celular aposta em um sensor de 12 MP com abertura de f/2.2, campo de visão de 125,8° e foco automático, que possibilita a captura de fotos macro. A dupla se apoia no pós-processamento encorpado da gigante das buscas, que seria o principal responsável pela qualidade excepcional dos registros.

Conforme apontam os engenheiros do DXOMARK, o Pixel 8 se destaca por oferecer tons de pele agradáveis e um alcance dinâmico (HDR) bastante amplo nas fotos e vídeos. Também são pontos fortes as boas texturas presentes nos objetos, o foco automático rápido e a estabilização efetiva nas gravações.

Continua após a publicidade

Ainda assim, como sempre, há pontos fracos. De acordo com a avaliação, o flagship básico do Google apresenta subexposição em certas ocasiões, além de instabilidades de ruído em fotos sequenciais e cenários mais desafiadores, como cenas noturnas e fotos tiradas contra a luz. Fora isso, há perda de detalhes ao se aplicar zoom para médias e longas distâncias — consequência da ausência de uma lente telefoto dedicada.

Pixel 8: excelência em fotografia

Observando os resultados, o time do DXOMARK concluiu que o Pixel 8 oferece excelente performance de câmera para sua faixa de preço (US$ 699, cerca de R$ 3.430), estando no mesmo patamar dos principais topos de linha do mercado. O aparelho atinge um total de 148 pontos, posicionando-se bem à frente de concorrentes diretos como o Galaxy S23 (133 pontos) e iPhone 15 (145 pontos), e conseguindo a nona colocação do ranking geral, que tem no topo nomes de peso como o iPhone 15 Pro Max (154 pontos) e o Huawei P60 Pro (156 pontos).

Continua após a publicidade

Os especialistas citam como as cores vívidas e agradáveis são um dos pontos mais fortes do modelo, assim como o grande nível de detalhes das imagens em todas as condições de luz. Seu maior ponto fraco é justamente o zoom, diante da falta de uma lente telefoto dedicada, ainda que o "Super Res Zoom", a solução digital do Google, entregue qualidade satisfatória frente às limitações.

O Pixel 8 acaba sendo uma opção muito atraente para quem busca desempenho premium em fotografia sem pagar valores extremos. A má notícia fica por conta da disponibilidade do dispositivo: o celular da gigante das buscas está à venda em países selecionados, e o Brasil não está entre eles, ainda que seja possível importá-lo.

Google Pixel 8: ficha técnica

  • Tela: AMOLED "Actua" de 6,2 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização variável de 60 Hz a 120 Hz, pico de briho de 2.000 nits, Gorilla Glass Victus
  • Processador: Google Tensor G3
  • Memória RAM: 8 GB LPDDR5X
  • Armazenamento: 128 GB ou 256 GB UFS 3.1
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.68, Octa PDAF, OIS) + 12 MP (Ultrawide/Macro, f/2.2, 125,8°, autofoco)
  • Câmera frontal: 10,5 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 150,5 x 71 x 8,9 mm
  • Peso: 187 g
  • Bateria: 4.575 mAh com carregamento rápido de 27 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3, NFC, leitor de digitais sob o display, áudio estéreo, carregamento sem fio de 18 W, certificação IP68, UWB, chip Titan M2 para segurança
  • Cores disponíveis: Obsidian (preto), Rose (salmão) e Hazel (cinza-esverdeado)
  • Sistema operacional: Android 14
Continua após a publicidade

Fonte: DXOMARK