SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

iPhone 15 Pro Max alcança segundo lugar em teste de câmera do DXOMARK

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Setembro de 2023 às 10h04

Link copiado!

Apple
Apple
iPhone 15 Pro Max

Mais recente lançamento da Apple, o iPhone 15 Pro Max teve o novo conjunto de câmeras avaliado pelos especialistas do portal DXOMARK, mostrando os avanços significativos que as especificações aprimoradas oferecem. Como esperado, o aparelho conseguiu se posicionar como a melhor câmera já usada pela Maçã em um smartphone, mas curiosamente não assumiu a liderança do ranking do site — posto que segue ocupado pela Huawei.

iPhone 15 Pro Max tem cores precisas, mas traz artefatos

O conjunto triplo de câmeras do iPhone 15 Pro Max trouxe melhorias significativas em relação às gerações anteriores: temos um novo sensor principal de 48 MP, com abertura de f/1.78, foco automático de detecção de fase de duplo pixel (Dual Pixel PDAF) e estabilização óptica no corpo (IBIS), além de uma lente ultrawide de 12 MP, com abertura de f/2.2, campo de visão de 120° e Dual Pixel PDAF.

Continua após a publicidade

O destaque vai para a lente telefoto, que aumenta o zoom óptico para 5x graças ao uso do "tetraprisma" — o mecanismo, que lembra o periscópio adotado por smartphones Android, rebate a luz quatro vezes (portanto, tetraprisma) para oferecer a magnificação da imagem, e possibilita zoom digital de até 25x, trazendo ainda PDAF e OIS. Completa o pacote o software aprimorado da Apple, apostando, por exemplo, na combinação de fotos de 12 MP e 48 MP para gerar uma imagem final de 24 MP, mais nítida e detalhada.

De acordo com a avaliação do DXOMARK, as modificações garantiram ao iPhone uma ótima qualidade de fotos e vídeos. O aparelho entrega brilho e contraste vivídos às capturas, perceptíveis ao observá-las na tela HDR, além de exposição precisa em todos os cenários, cores e tons de pele naturais e agradáveis, excelente nível de detalhes em boas condições de luz, foco automático rápido e preciso, e establização de vídeo efetiva.

Continua após a publicidade

Obviamente, o dispositivo não é perfeito, e possui alguns problemas. Conforme aponta o portal, há ruído em fotos registradas em baixa luz, presença de uma variedade de artefatos, incluindo flare (o reflexo de pontos luminosos), ghosting (o rastro de objetos) e aliasing (as bordas serrilhadas em objetos), alcance dinâmico limitado nas fotos, e uma curiosa inconsistência em detalhes nos diferentes níveis de zoom.

iPhone 15 Pro Max: a melhor câmera da Apple

Continua após a publicidade

Tomando como base os resultados observados, o DXOMARK conclui que o iPhone 15 Pro Max é o melhor iPhone já testado pelo site até agora, estando posicionado entre os melhores smartphones para fotografia disponíveis atualmente. A equipe dá destaque a características como a exposição, que se mantém estável em praticamente todas as condições de luz, e as novas capacidades garantidas pelos sensores atualizados e a câmera tetraprisma, reforçando a imensa qualidade dos vídeos capturados pelo telefone.

Dito isso, o lançamento curiosamente não consegue assumir a liderança do ranking de câmeras do site. Mantendo-se invicto em primeiro lugar está o Huawei P60 Pro, que ainda consegue se sair melhor em fotografia, consistência de zoom, retratos e em capturas noturnas — resultado que impressiona quando consideramos as inúmeras sanções que a gigante chinesa vem enfrentando nos últimos anos.

Junto ao restante da linha de última geração da Apple, o iPhone 15 Pro Max começou a ser vendido no Brasil nesta quarta-feira (27), com preços sugeridos que partem de bastante salgados R$ 10.999.

iPhone 15 Pro Max: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: Super Retina XDR (OLED) de 6,7 polegadas, resolução de 2796 x 1290 pixels, proporção 19,5:9, taxa de atualização variável de 120 Hz, suporte a HDR10 e Dolby Vision, Ceramic Shield
  • Processador: Apple A17 Pro
  • Memória RAM: 8 GB LPDDR5
  • Armazenamento: 256 GB, 512 GB ou 1 TB NVMe
  • Câmera traseira: 48 MP (Principal, f/1.78, Dual Pixel PDAF, OIS/IBIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°, Dual Pixel PDAF) + 12 MP (Telefoto "tetraprisma", f/2.8, zoom óptico de 5x, zoom digital de 25x, PDAF, OIS)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/1.9, PDAF, OIS) + SL 3D (para biometria com Face ID)
  • Dimensões: 160 x 77 x 8,25 mm
  • Peso: 221 g
  • Bateria: 4.441 mAh com recarga de 20 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E Tri Band, UWB, Bluetooth 5.3, NFC, USB 3.2 Gen 2 (10 Gbps), comunicação via satélite para emergências, MagSafe e recarga sem fio de até 15 W com Qi2, certificação IP68, som estéreo
  • Cores disponíveis: preto, branco, azul e titânio
  • Sistema operacional: iOS 17

Fonte: DXOMARK