Publicidade

Pesquisa: brasileiros não estão nem aí para IA na hora de trocar de celular

Por  | 

Compartilhe:
Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

Enquanto fabricantes apostam todas as fichas na inteligência artificial para vender smartphones, o brasileiro simplesmente ignora a tendência. É o que mostra a mais recente edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – O brasileiro e seu smartphone, divulgada em junho de 2025.

De acordo com o levantamento, apenas 3% dos consumidores colocam os recursos de IA como o fator mais importante na hora de escolher um novo aparelho. O número é tão baixo que praticamente não varia por idade, gênero, classe social ou sistema operacional — uma demonstração clara de que a tecnologia, por enquanto, ainda não “pegou”.

O que realmente importa para o brasileiro é o básico bem feito. Capacidade de processamento lidera com 31% das respostas, seguida de perto pela memória do aparelho (25%). Qualidade da câmera (16%) e duração da bateria (15%) aparecem logo depois. Já itens como 5G, IA, tela grande e design são considerados de baixa relevância.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As fabricantes tentam convencer de que a IA vai revolucionar o uso do celular. A Samsung e a Motorola são dois exemplos de marcas que oferecem um pacote de IA bem robusto, com o Galaxy AI e Moto AI. 

Além disso, outras marcas mais populares, como Apple, Realme e Honor também disponibilizam pelo menos um recurso alimentado por inteligência artificial. O Gemini — chatbot com IA do Google — também já é padrão em praticamente qualquer smartphone Android lançado no último ano. No entanto, para o público geral, ela mal serve como critério de desempate

A pesquisa foi realizada com 2.039 brasileiros entre os dias 13 e 27 de maio de 2025, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e 95% de grau de confiança.

Leia mais no Canaltech:

ASSISTA: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*