Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OnePlus 12 mostra enorme câmara de vapor em primeiro desmanche

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Janeiro de 2024 às 10h01

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/OnePlus)
(Imagem: Reprodução/OnePlus)

Lançado globalmente na última terça-feira (23), o OnePlus 12 acaba de passar pelas mãos do YouTuber Zack Nelson, do canal JerryRigEverything, para mostrar as melhorias que a gigante implementou na parte interna do telefone. Apesar de ainda não testar a durabilidade — ponto delicado considerando o histórico problemático das últimas gerações —, o vídeo destaca algumas decisões bem acertadas no interior, com destaque para a refrigeração com enorme câmara de vapor, que ocupa quase todo o corpo do aparelho.

Após remover a tampa traseira, Zack começa o desmanche dando destaque para o sistema de carregamento sem fio com potência de 50 W. O recurso é curioso por acabar sendo mais rápido que o carregamento com fio de alguns concorrentes — como o recém-lançado Galaxy S24 Ultra que chega a 45 W —, prometendo recuperar 100% da bateria em apenas 23 minutos. É interessante lembrar que há outros dispositivos chineses que oferecem soluções de recarga sem fio ainda mais velozes, mas as capacidades do OnePlus 12 se destacam mesmo assim.

Continua após a publicidade

O telefone também tem alta potência no carregamento com fio, que atinge 80 W e promete recarga completa em apenas 12 minutos. Esses números mais uma vez ficam atrás de rivais chineses, apesar de serem avançados. Como mostra o desmanche, as altas velocidades se apoiam na configuração da bateria, que utiliza duas partes (chamadas células).

Ambas carregam ao mesmo tempo, dividindo a potência e reduzindo o estresse no componente — essa tecnologia já é usada em outros celular com alta potência de recarga. Ainda na bateria, Zack elogia a facilidade com que a peça é removida, em virtude do uso das pull tabs, as etiquetas que ajudam na remoção sem ser preciso usar químicos para enfraquecer a cola.

Seguindo o desmanche, é possível ver aspectos como borrachas coloridas para impedir a entrada e circulação de água e outros líquidos, a lente telefoto periscópio de 3x, inédita em um smartphone da OnePlus, e o principal destaque: a câmara de vapor usada para resfriamento.

Comum em notebooks e smartphones de alto desempenho, as câmaras de vapor são grandes peças de cobre que trazem em seu interior uma pequena quantidade de água. Com o aquecimento, a água evapora e dissipa o calor com maior facilidade, usando a propriedade física da capilaridade (a tendência de líquidos subirem e descerem por tubos finos mesmo contra a gravidade ou outros fatores) para garantir a circulação e manter o aparelho frio.

Esse tipo de sistema de resfriamento também não é uma novidade, estando presente em outros lançamentos recentes como o Galaxy S24, mas chama atenção no OnePlus 12 pelo tamanho. Além de ser dupla, com uma câmara empilhada sobre a outra, a solução ocupa praticamente toda a parte interna do telefone, aproveitando a tela para dissipar o calor para fora do celular.

No total, a área ocupada pela dissipação é de 5.454 mm², desconsiderando a segunda câmara menor, que atua estendendo essa área para ampliar a refrigeração. Apesar de promissora, ainda é difícil dizer se a configuração agressiva é de fato suficiente para manter as boas temperaturas no Snapdragon 8 Gen 3, processador premium que se mostrou um pouco mais quente que a geração anterior. Vai ser preciso aguardar por testes de estresse para sabermos se o projeto da OnePlus dá conta da plataforma.

Continua após a publicidade

Com design similar ao antecessor, apostando em leves refinamentos, o OnePlus 12 traz como principais recursos a tela AMOLED de 120 Hz com pico de brilho de 4.500 nits, o sistema de câmeras com lente periscópio de 64 MP, a bateria generosa de 5.400 mAh e o preço competitivo — o dispositivo está disponível no exterior custando a partir de US$ 799 (~R$ 3.945). Infelizmente, o lançamento está indisponível no Brasil, ao menos de forma oficial.