O que esperar da Motorola para 2022

O que esperar da Motorola para 2022

Por Gustavo de Lima Inacio | Editado por Wallace Moté | 20 de Dezembro de 2021 às 19h30
Motorola

2021 está chegando ao fim, e muitas fabricantes já estão de olho ou até mesmo com novidades prontas para o ano que vem. Em alguns casos, rumores citando essas novidades já até surgiram, indicando o que esperar para 2022. A Motorola e a sua empresa-mãe Lenovo, por exemplo, devem trazer novidades tanto em smartphones quanto tablets e até mesmo relacionadas ao metaverso.

Um sucessor do Razr 5G?

A Motorola foi uma das primeiras grandes empresas a entrar na categoria dos dispositivos dobráveis. Enquanto a Royole chamou a atenção do mundo por ter mostrado o Flexpai, o primeiro celular dobrável a ganhar atenção do mundo, a Samsung mostrou ao mundo o Galaxy Fold e a Huawei revelou o Mate X em 2019, todos lembrando um tablet que pode ser dobrado no meio. A Motorola, por outro lado, teve outra ideia, e trouxe o Razr 2019 para ressuscitar os celulares do tipo flip.

Motorola Razr de 2019 se inspira muito no modelo V3 de 2004 e tem tela dobrável (Imagem: Divulgação/Motorola)

Infelizmente, porém, ele não ganhou tantos elogios, por conta do processamento inferior ao do seu concorrente mais próximo, o Galaxy Z Flip, assim como o acabamento e bateria também inferiores. Ele trouxe um Snapdragon 710, com 6 GB de memória RAM e 128 GB de espaço para armazenamento, não expansível.

Mesmo com uma tela de resolução somente HD+, a bateria de somente 2.510 mAh decepcionou muita gente. Ainda assim, ele foi elogiado por conta do tamanho da tela externa, que permite um uso mais confortável mesmo fechado e inspirou mudanças feitas pela Samsung no Galaxy Z Flip 3.

Ele até ganhou um sucessor, o Razr 5G, que trouxe aprimoramentos válidos em relação ao primeiro modelo e foi anunciado em setembro de 2020. Mas, desde então, nenhuma informação sobre um terceiro dobrável da marca surgiu.

Motorola Razr 5G traz melhorias pontuais gerais em relação ao antecessor (Imagem: Divulgação/Motorola)

Assim, é esperado que, com o aquecimento da categoria e ainda mais marcas investindo nos dobráveis, como Xiaomi e Oppo, a Motorola surja novamente com um possível aparelho com a tecnologia. Claro, a Samsung já está ofertando um modelo flip com preço "acessível", custando o mesmo que outros topo de linha convencionais, e pode acabar fazendo com que outras marcas tragam opções para concorrer.

Câmera sob a tela pode aparecer em mais modelos

Nos últimos anos, as empresas começaram a encontrar formas de esconder os sensores e aumentar o aproveitamento de tela dos celulares. Assim, basicamente apenas a câmera frontal permanece à vista, dentro de um notch ou furo no topo das telas.

Moto Edge X30 tem versão com câmera frontal sob a tela (Imagem: Divulgação/Motorola)

Mas, algumas empresas já conseguiram esconder o recurso sob a tela, ainda que muitas vezes isso acabe sacrificando a qualidade final das imagens registradas, com fotos borradas e até mesmo com os pixels da tela sendo perceptíveis na área onde fica a câmera. Mas, ainda assim, marcas como a Xiaomi, ZTE e a Samsung já oferecem dispositivos que contam com a câmera frontal escondida sob a tela.

A própria Motorola já anunciou um smartphone com isso, o Moto Edge X30 (que deve chegar ao mercado global como Edge 30 Ultra). Ele tem uma variante com um furo centralizado para câmera de selfies e outra com a novidade, mas ainda não se sabe se a versão global do aparelho terá a opção de ser adquirida com câmera sob a tela ou se isso ficará restrito ao mercado chinês.

Com isso, espera-se que outros modelos da Motorola sejam lançados com câmera sob a tela ao longo de 2022, levando a novidade a mais pessoas e auxiliando na evolução da tecnologia.

Tablet Legion com foco em jogos

Executivos compartilharam imagens de um novo tablet da série Legion, a linha com foco em jogos da Lenovo. O novo tablet deve possuir um design compacto para que os jogadores possam transportá-lo para diferentes lugares sem se preocupar muito. A tela aparenta ser pequena, de acordo com as fotos, e trazer bordas finas ao seu redor. É esperado que a sua tela seja de 8 polegadas.

Novo tablet da série Legion será voltado para jogos (Imagem: Reprodução/Weibo)

Além disso, seus alto-falantes devem ser fabricados pela JBL, e contar com suporte ao Dolby Vision e Dolby Atmos. Assim, a experiência de consumir imagem e de áudio deve ser aprimorada no novo tablet.

Infelizmente, não existem muitas outras informações a respeito dele, mas é esperado que traga um painel com alta taxa de amostragem e também pode vir com o processador Snapdragon 888, o que serviria para entregar um alto desempenho ao mesmo tempo em que a empresa não precisa pagar muito para contar com o Snapdragon 8 Gen 1 recém-anunciado pela Qualcomm.

Óculos para o metaverso?

Há algumas semanas, surgiram fotos de supostos óculos de realidade aumentada da Motorola, vazados por meio do informante Evan Blass, possivelmente o mais preciso quando se trata de informações antecipadas sobre tecnologia.

Óculos de realidade aumentada da Motorola pode chegar em breve (Imagem: Reprodução/Evan Blass)

Segundo ele, o dispositivo é conhecido como "Projeto Ironman" e deve ter um conector na parte superior de uma das hastes do acessório, ainda trazendo um conjunto de sensores e câmeras para aprimorar as suas possibilidades de uso.

O dispositivo também deve ter suporte a redes 5G mmWave, segundo o próprio Blass, com destaque para o 5G da operadora norte-americana Verizo, algo reforçado pela apresentação conjunta das companhias durante o Snapdragon Tech Summit no início deste mês de dezembro. Visualmente, os óculos devem contar com um cabo vermelho para conectar o próprio acessório com os controles de mão, que devem ter botões e uma superfície sensível ao toque.

Nenhuma outra informação sobre ele foi revelada, mas pode ser que ele sirva para acessar o metaverso, revelado pela Meta há algumas semanas, ou ser integrado ao chamado Snapdragon Spaces.

E os Moto G's?

A Motorola já anunciou alguns smartphones intermediários, os membros da família Moto G que representarão a marca em 2022. No caso, foram apresentados de forma global os Moto G200, Moto G71, Moto G51, Moto G41 e Moto G31. Porém, apenas três aparelhos chegaram ao Brasil até agora, que são justamente o G200, G31 e mais recentemente o G71, que desembarcou por R$ 2.999.

Dessa forma, dos que já foram revelados, faltam ainda ao menos três modelos para completar a família, incluindo os Moto G11, Moto G21 e Moto G61, sucessores diretos do Moto G10, Moto G20 e Moto G60.

Infelizmente, não existem rumores envolvendo esses celulares, mas é de se imaginar que tragam melhorias em relação aos antecessores, principalmente no caso do Moto G61, que pode contar com display AMOLED como aconteceu com outros modelos dessa nova geração.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.