Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que esperar da Motorola para 2022

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Dezembro de 2021 às 19h30

Link copiado!

Motorola
Motorola
Tudo sobre Motorola

2021 está chegando ao fim, e muitas fabricantes já estão de olho ou até mesmo com novidades prontas para o ano que vem. Em alguns casos, rumores citando essas novidades já até surgiram, indicando o que esperar para 2022. A Motorola e a sua empresa-mãe Lenovo, por exemplo, devem trazer novidades tanto em smartphones quanto tablets e até mesmo relacionadas ao metaverso.

Um sucessor do Razr 5G?

A Motorola foi uma das primeiras grandes empresas a entrar na categoria dos dispositivos dobráveis. Enquanto a Royole chamou a atenção do mundo por ter mostrado o Flexpai, o primeiro celular dobrável a ganhar atenção do mundo, a Samsung mostrou ao mundo o Galaxy Fold e a Huawei revelou o Mate X em 2019, todos lembrando um tablet que pode ser dobrado no meio. A Motorola, por outro lado, teve outra ideia, e trouxe o Razr 2019 para ressuscitar os celulares do tipo flip.

Continua após a publicidade

Infelizmente, porém, ele não ganhou tantos elogios, por conta do processamento inferior ao do seu concorrente mais próximo, o Galaxy Z Flip, assim como o acabamento e bateria também inferiores. Ele trouxe um Snapdragon 710, com 6 GB de memória RAM e 128 GB de espaço para armazenamento, não expansível.

Mesmo com uma tela de resolução somente HD+, a bateria de somente 2.510 mAh decepcionou muita gente. Ainda assim, ele foi elogiado por conta do tamanho da tela externa, que permite um uso mais confortável mesmo fechado e inspirou mudanças feitas pela Samsung no Galaxy Z Flip 3.

Ele até ganhou um sucessor, o Razr 5G, que trouxe aprimoramentos válidos em relação ao primeiro modelo e foi anunciado em setembro de 2020. Mas, desde então, nenhuma informação sobre um terceiro dobrável da marca surgiu.

Continua após a publicidade

Assim, é esperado que, com o aquecimento da categoria e ainda mais marcas investindo nos dobráveis, como Xiaomi e Oppo, a Motorola surja novamente com um possível aparelho com a tecnologia. Claro, a Samsung já está ofertando um modelo flip com preço "acessível", custando o mesmo que outros topo de linha convencionais, e pode acabar fazendo com que outras marcas tragam opções para concorrer.

Câmera sob a tela pode aparecer em mais modelos

Nos últimos anos, as empresas começaram a encontrar formas de esconder os sensores e aumentar o aproveitamento de tela dos celulares. Assim, basicamente apenas a câmera frontal permanece à vista, dentro de um notch ou furo no topo das telas.

Continua após a publicidade

Mas, algumas empresas já conseguiram esconder o recurso sob a tela, ainda que muitas vezes isso acabe sacrificando a qualidade final das imagens registradas, com fotos borradas e até mesmo com os pixels da tela sendo perceptíveis na área onde fica a câmera. Mas, ainda assim, marcas como a Xiaomi, ZTE e a Samsung já oferecem dispositivos que contam com a câmera frontal escondida sob a tela.

A própria Motorola já anunciou um smartphone com isso, o Moto Edge X30 (que deve chegar ao mercado global como Edge 30 Ultra). Ele tem uma variante com um furo centralizado para câmera de selfies e outra com a novidade, mas ainda não se sabe se a versão global do aparelho terá a opção de ser adquirida com câmera sob a tela ou se isso ficará restrito ao mercado chinês.

Com isso, espera-se que outros modelos da Motorola sejam lançados com câmera sob a tela ao longo de 2022, levando a novidade a mais pessoas e auxiliando na evolução da tecnologia.

Continua após a publicidade

Tablet Legion com foco em jogos

Executivos compartilharam imagens de um novo tablet da série Legion, a linha com foco em jogos da Lenovo. O novo tablet deve possuir um design compacto para que os jogadores possam transportá-lo para diferentes lugares sem se preocupar muito. A tela aparenta ser pequena, de acordo com as fotos, e trazer bordas finas ao seu redor. É esperado que a sua tela seja de 8 polegadas.

Além disso, seus alto-falantes devem ser fabricados pela JBL, e contar com suporte ao Dolby Vision e Dolby Atmos. Assim, a experiência de consumir imagem e de áudio deve ser aprimorada no novo tablet.

Continua após a publicidade

Infelizmente, não existem muitas outras informações a respeito dele, mas é esperado que traga um painel com alta taxa de amostragem e também pode vir com o processador Snapdragon 888, o que serviria para entregar um alto desempenho ao mesmo tempo em que a empresa não precisa pagar muito para contar com o Snapdragon 8 Gen 1 recém-anunciado pela Qualcomm.

Óculos para o metaverso?

Há algumas semanas, surgiram fotos de supostos óculos de realidade aumentada da Motorola, vazados por meio do informante Evan Blass, possivelmente o mais preciso quando se trata de informações antecipadas sobre tecnologia.

Continua após a publicidade

Segundo ele, o dispositivo é conhecido como "Projeto Ironman" e deve ter um conector na parte superior de uma das hastes do acessório, ainda trazendo um conjunto de sensores e câmeras para aprimorar as suas possibilidades de uso.

O dispositivo também deve ter suporte a redes 5G mmWave, segundo o próprio Blass, com destaque para o 5G da operadora norte-americana Verizo, algo reforçado pela apresentação conjunta das companhias durante o Snapdragon Tech Summit no início deste mês de dezembro. Visualmente, os óculos devem contar com um cabo vermelho para conectar o próprio acessório com os controles de mão, que devem ter botões e uma superfície sensível ao toque.

Nenhuma outra informação sobre ele foi revelada, mas pode ser que ele sirva para acessar o metaverso, revelado pela Meta há algumas semanas, ou ser integrado ao chamado Snapdragon Spaces.

E os Moto G's?

Continua após a publicidade

A Motorola já anunciou alguns smartphones intermediários, os membros da família Moto G que representarão a marca em 2022. No caso, foram apresentados de forma global os Moto G200, Moto G71, Moto G51, Moto G41 e Moto G31. Porém, apenas três aparelhos chegaram ao Brasil até agora, que são justamente o G200, G31 e mais recentemente o G71, que desembarcou por R$ 2.999.

Dessa forma, dos que já foram revelados, faltam ainda ao menos três modelos para completar a família, incluindo os Moto G11, Moto G21 e Moto G61, sucessores diretos do Moto G10, Moto G20 e Moto G60.

Infelizmente, não existem rumores envolvendo esses celulares, mas é de se imaginar que tragam melhorias em relação aos antecessores, principalmente no caso do Moto G61, que pode contar com display AMOLED como aconteceu com outros modelos dessa nova geração.