Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova CPU MediaTek para celulares promete desempenho de topo de linha

Por| 01 de Dezembro de 2020 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

A MediaTek divulgou um teaser para seu próximo processador topo de linha há poucas semanas, e ao que tudo indica, o modelo deve fazer jus ao segmento. De acordo com um teste de desempenho preliminar, o novo chip — identificado como MT6893 — é levemente superior ao Snapdragon 865, a CPU Android mais rápida de 2020.

No aplicativo de benchmark AnTuTu, o novo MediaTek — ainda sem nome oficial — marcou 622.409 pontos, superando os 611.419 do carro-chefe da Qualcomm neste ano. O processador da marca taiwanesa se destacou especialmente nas avaliações de memória e desempenho gráfico (GPU), indicando um candidato interessante para celulares voltados para jogos.

Continua após a publicidade

O mesmo perfil que divulgou o gráfico com os resultados do teste já tinha adiantado no mês passado que o novo MediaTek seria competitivo com os principais chips de 2020. O novo componente teve poucos detalhes revelados oficialmente mas, durante o anúncio do Dimensity 700, a fabricante taiwanesa adiantou alguns detalhes da CPU.

Identificado apenas como “plataforma premium”, o novo processador contará com modem 5G integrado, assim como os atuais Dimensity. Além disso, será produzido com a litografia de 6 nm — provavelmente o processo N6 da também taiwanesa TSMC — e contará com os novos núcleos de processamento ARM Cortex-A78 com frequência de até 3 GHz.

Para oferecer um desempenho à altura do Snapdragon 865, o novo MediaTek conta com uma configuração com quatro núcleos de alto desempenho e mais quatro CPUs de alta eficiência —Cortex-A55. As especificações foram reveladas nesta segunda-feira (30/nov) no perfil do próprio AnTuTu, que entregou ainda que a GPU (processador gráfico) é uma ARM Mali-G77, com um número não revelado de núcleos.

Continua após a publicidade

O perfil adiantou que por se tratar de um protótipo, o desempenho final dos celulares pode ser ainda maior, de acordo com as otimizações desenvolvidas pela MediaTek e as fabricantes. Curiosamente, a publicação da AnTuTu na rede social Weibo sugere que este novo chip não é exatamente o novo topo de linha da fabricante taiwanesa, indicando um modelo ainda mais rápido para o começo de 2021.

Os próximos meses parecem guardar ainda mais lançamentos de processadores, após o anúncio do Exynos 1080, que também deve trazer um desempenho próximo ao Snapdragon 865, e os novos Snapdragons esperados para o Qualcomm Tech Summit, que você acompanha aqui no Canaltech.

Fonte: WeiboDigital Chat Station