Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek anuncia o chip Dimensity 700 para popularizar o 5G

Por| 10 de Novembro de 2020 às 14h30

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

A MediaTek anunciou nesta terça-feira (10) seu novo processador Dimensity 700. Versão mais acessível da linha Dimensity, o novo chip promete baratear ainda mais os celulares 5G, como já tinham feito seus antecessores 720 e 800.

O novo processador chega com características semelhantes ao do atual Dimensity 720, com dois núcleos de CPU de alto desempenho ARM Cortex-A76 e seis núcleos de baixo consumo Cortex-A55. O primeiro conjunto de processadores roda a uma velocidade de até 2,2 GHz, enquanto o segundo atinge 2 GHz.

Em conjunto com as CPUs, o Dimensity 700 traz a GPU ARM Mali-G57. Neste ponto está a principal diferença para o Dimensity 720, que conta com três núcleos, contra dois do novo chip, com velocidade de até 950 MHz.

Continua após a publicidade

5G acessível

O Dimensity 700 oferece os principais modos de operação do 5G, com exceção do mmWave — mais rápida, mas com alcance curto. Segundo a MediaTek, o processador é compatível com velocidades de download de até 2,77 Gbps.

Além do 5G, o chip inclui compatibilidade com Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 5 (802.11ac). Na parte de memória, o novo MediaTek inclui suporte aos atuais padrões do segmento, com memória RAM LPDDR4x a até 2133 MHz (LPDDR4x-4266) e armazenamento UFS 2.2.

Continua após a publicidade

Visual atualizado

Na parte gráfica, o Dimensity 700 chega preparado para as telas com altas taxas de atualização, com suporte a até 90 Hz e resolução FullHD+, 2.520 x 1.080 pixels.

A GPU oferece suporte aos principais formatos de vídeos, incluindo H.264, H.265 e VP9. A exceção é o novo codec AV1, em uso ainda experimental no YouTube e Netflix.

Já o processador de imagem (ISP) Imagiq é capaz de processar até 64 megapixels vindos dos sensores fotográficos. A fabricante oferece ainda recursos adicionais para redução de ruído e melhorias de imagem com inteligência artificial.

Continua após a publicidade

Para a linha 2021

Dispositivos chegam ao mercado no primeiro semestre de 2021. Apesar da marca não revelar modelos equipados com o chip, a MediaTek estima que os aparelhos ocuparão uma faixa de mercado na casa dos 200 dólares (cerca de R$ 1.080).

Mais uma coisa!

Seguindo os passos da Apple, a fabricante taiwanesa aproveitou a apresentação do Dimensity 700 para divulgar um teaser. Neste caso, de seu novo chip topo de linha.

Continua após a publicidade

Ainda sem nome, a empresa confirmou boatos publicados nesta manhã que indicavam o uso do processo de fabricação de 6 nm. Além disso, o processador contará com os núcleos de CPU ARM Cortex-A78, anunciados em maio, a uma velocidade de até 3 GHz.

Para efeito de comparação, o atual topo de linha da gama MediaTek 5G, o Dimensity 1000, conta com CPUs ARM Cortex-A77 com frequência de processamento de até 2,6 GHz. A combinação de núcleos mais modernos com velocidades maiores promete um salto de desempenho, dependendo no número de CPUs utilizadas.

A MediaTek não revelou quando o novo chip chega ao mercado, nem em quais países ou aparelhos deve estrear. Restam ainda dúvidas sobre os núcleos gráficos usados, mas a empresa deve dar mais detalhes em breve.

Continua após a publicidade

Fonte: MediaTek