Publicidade

MediaTek anuncia compra de divisão da Intel para chips de gestão de energia

Por| 18 de Novembro de 2020 às 17h00

Link copiado!

MediaTek
MediaTek
Tudo sobre MediaTek

A MediaTek pretende adquirir uma subsidiária da Intel que desenvolve chips de gerenciamento de energia para processadores, PCs e outros componentes. Segundo a companhia, a transação deve custar US$ 85 milhões (cerca de R$ 450 milhões) e está programada para este último trimestre de 2020.

A compra da Enpirion será realizada por meio da Richtek, subsidiária da MediaTek. A companhia anunciou que pretende expandir a linha de produtos para fornecer soluções integradas de energia de alta frequência e eficiência para chips de celulares, computadores, FPGA e ASIC, com foco principalmente em negócios.

Soluções de gerenciamento de energia ganharam ainda mais importância com a chegada da tecnologia 5G, que consome mais carga para manter a conexão de alta velocidade sempre ativa. Os chips de gestão de energia são responsáveis pela conversão, distribuição e detecção de energia, entre outros fatores, e são geralmente utilizados em dispositivos a bateria para garantir consumo mais eficiente.

Continua após a publicidade

A aquisição da linha Enpirion pela MediaTek não deve gerar grande impacto no mercado de smartphones, ao menos não em um primeiro momento. A esperança da fabricante de semicondutores é de ganhar mais competitividade, inclusive em outras áreas. Recentemente, a empresa fechou com o Google um contrato para fornecer “solução mais completa” para o mercado de servidores e prepará-lo para o mundo do 5G.

Analistas ainda acreditam que a distância da MediaTek para a Qualcomm no mercado de chips para celulares tem reduzido, possivelmente por conta da estratégia de popularização do 5G adotada pela chinesa.

Fonte: MyFixGuide