Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova CPU da MediaTek vai bater de frente com Snapdragon 865, aposta informante

Por| 10 de Novembro de 2020 às 10h45

Link copiado!

Nova CPU da MediaTek vai bater de frente com Snapdragon 865, aposta informante
Nova CPU da MediaTek vai bater de frente com Snapdragon 865, aposta informante
Tudo sobre MediaTek

Com a demanda em alta por processadores de celular compatíveis com 5G, a MediaTek estaria preparando o lançamento de seu primeiro novo chip no processo de 6 nm. Identificado com o codinome MT689x pelo informante Digital Chat Station, o processador deve incluir um modem 5G, além da GPU ARM Mali-G77.

Segundo o perfil na rede social Weibo, o processador deve alcançar os 600.000 pontos no teste AnTuTu. O valor é equivalente a smartphones topo de linha equipados com o concorrente Snapdragon 865, da norte-americana Qualcomm.

A linha mais avançada da MediaTek — os processadores Dimensity — incluem modem 5G e são fabricados no processo de 7 nm da taiwanesa TSMC. A técnica já foi superada pela de 5 nm, usada no Apple A14 e Huawei Kirin 9000, mas continua oferecendo uma boa relação custo-benefício para as fabricantes.

Continua após a publicidade

O processo batizado de 6 nm é uma evolução leve do 7 nm — geração intermediária conhecida no mercado como “half-node” — e apresenta melhorias de consumo de energia e dissipação de calor.

Segundo a fabricante TSMC, o processo N6 (como é conhecido internamente) entrará em operação comercial no final deste ano, prometendo uma densidade de transístores 18% maior que o N7.

Outro dado compartilhado pelo perfil é que o novo MediaTek será posicionado para uso em aparelhos na faixa dos 2.000 iuanes. Equivalente a R$ 1.630 em conversão direta, o segmento é fortemente disputado por modelos intermediários no mercado chinês.

Continua após a publicidade

Apesar de não haver indicações de quando o novo processador será anunciado, espera-se que será oferecido inicialmente na China, para depois ser adotado em outros mercados.

Fonte: Digital Chat Station, TSMC