Nova CPU da MediaTek vai bater de frente com Snapdragon 865, aposta informante

Nova CPU da MediaTek vai bater de frente com Snapdragon 865, aposta informante

Por Rubens Eishima | 10 de Novembro de 2020 às 10h45

Com a demanda em alta por processadores de celular compatíveis com 5G, a MediaTek estaria preparando o lançamento de seu primeiro novo chip no processo de 6 nm. Identificado com o codinome MT689x pelo informante Digital Chat Station, o processador deve incluir um modem 5G, além da GPU ARM Mali-G77.

Segundo o perfil na rede social Weibo, o processador deve alcançar os 600.000 pontos no teste AnTuTu. O valor é equivalente a smartphones topo de linha equipados com o concorrente Snapdragon 865, da norte-americana Qualcomm.

A linha mais avançada da MediaTek — os processadores Dimensity — incluem modem 5G e são fabricados no processo de 7 nm da taiwanesa TSMC. A técnica já foi superada pela de 5 nm, usada no Apple A14 e Huawei Kirin 9000, mas continua oferecendo uma boa relação custo-benefício para as fabricantes.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Especificações do novo chip ainda são desconhecidas, mas devem superar o atual Dimensity 1000 (Imagem: divulgação/MediaTek)

O processo batizado de 6 nm é uma evolução leve do 7 nm — geração intermediária conhecida no mercado como “half-node” — e apresenta melhorias de consumo de energia e dissipação de calor.

Segundo a fabricante TSMC, o processo N6 (como é conhecido internamente) entrará em operação comercial no final deste ano, prometendo uma densidade de transístores 18% maior que o N7.

Outro dado compartilhado pelo perfil é que o novo MediaTek será posicionado para uso em aparelhos na faixa dos 2.000 iuanes. Equivalente a R$ 1.630 em conversão direta, o segmento é fortemente disputado por modelos intermediários no mercado chinês.

Apesar de não haver indicações de quando o novo processador será anunciado, espera-se que será oferecido inicialmente na China, para depois ser adotado em outros mercados.

Fonte: Digital Chat Station, TSMC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.