MediaTek anuncia chip Dimensity 720 para levar 5G a celulares mais acessíveis
Por Diego Sousa |
A MediaTek anunciou nesta quinta-feira (23) mais um integrante para compor seu extenso portfólio de chips 5G: o Dimensity 720. Projetado para levar a nova tecnologia a celulares ainda mais acessíveis, o modelo traz oito núcleos de processamento, suporte para telas de alta frequência e câmeras de até 64 MP.
- Snapdragon 690 é o 1° chip da série 600 com modem 5G para intermediários
- MediaTek e Nokia se juntam no desenvolvimento do 6G
- Novos celulares da Xiaomi devem ter chip próprio com ajuda da MediaTek
5G para as massas
Fabricado no processo de 7 nanômetros (nm), o Dimensity 720 é equipado com o modem 5G mais econômico da sua categoria, segundo a MediaTek, e traz a tecnologia 5G UltraSave da empresa, que reconhece a rede e o conteúdo para gerenciar o modo de operação do modem em tempo real, prometendo prolongar a vida útil da bateria.
Em termos de conectividade, o chip vem com suporte a redes sub-6GHz SA (autônomas) e NSA (não autônomas), padrão em diversos países. Assim como seu principal concorrente, o Snapdragon 690 5G, ele não possui suporte a redes mmWave (ondas milimétricas), mas a promessa é de velocidades de downloads até 2,3 Gbps com o novo padrão.
Velocidade de sobra aos intermediários
O Dimensity 720 é composto por um processador de oito núcleos, sendo dois núcleos Cortex-A76 de alto desempenho rodando a 2 GHz e seis Cortex-A55, este para eficiência energética, também com frequência a 2 GHz. Para renderização de gráficos, há uma GPU ARM Mali-G57 MC3, que suporta codificação e reprodução de vídeos em 4K a 30 fps.
Outras novidades do chip incluem: suporte a telas Full HD+ com taxa de atualização de 90 Hz, câmera única de até 64 MP ou dupla de 20 MP + 16, bem como armazenamento interno no padrão UFS 2.2 e até 12 GB de memória RAM LPDDR4x.
Disponibilidade
A MediaTek não informou quando o primeiro celular com o novo chip será lançado, mas a novidade não ficará restrita à Ásia. Em comunicado, a empresa confirmou que o Dimensity 720 é compatível com redes sub-6GHz também na América do Norte e na Europa.
Fonte: MediaTek