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Linha Moto G domina ranking das buscas de tecnologia do Google em 2019

Por| 11 de Dezembro de 2019 às 19h00

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Canaltech
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A lista de termos mais buscados pelos brasileiros no Google mostra uma espécie de paradoxo no mundo da tecnologia vivido no país. Por um lado, todo mundo busca por informações sobre o iPhone do ano. Por outro, smartphones intermediários reinam nas mãos - e mentes - dos brasileiros. Bem como, na lista de termos mais buscados do ano.

Para além do iPhone 11, líder do ranking do buscador, está bem claro que a Motorola ainda é a queridinha dos brasileiros. A Xiaomi - marca mais procurada na Black Friday - tem um público cativo cada vez maior, mas ainda não supera a linha Moto G, que emplacou nada menos do que quatro modelos nos termos mais buscados este ano. E nem são os quatro lançados no começo do ano, pois tem dois do ano passado.

O Moto G7 só perdeu para o smartphone da Apple na lista do Google. O terceiro, quarto e quinto lugar são ocupados por aplicativos, enquanto a Xiaomi aparece no sexto lugar com o Mi 9. E aí, a Motorola praticamente fecha o top 10, com os Moto G7 Plus, G6 Plus e G6, entrando ainda o Galaxy S10 no oitavo posto. O Moto G8 ficou de fora possivelmente por que chegou no final do ano.

Por que a Motorola ainda cativa tanto o público brasileiro? O que a linha Moto G tem que as outras não oferecem? Em primeiro lugar, é bom lembrar que o que vende mesmo no Brasil são os intermediários. E qual é a linha intermediária que mais conquistou consumidores lá atrás, quando smartphone ainda era quase item de luxo? Exatamente: a Moto G.

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A popular entre os mais vendidos

Para entender um pouco mais sobre este mercado, vamos a alguns números. O Brasil é um caso à parte do resto do mundo, porque aqui a Motorola segue gigante, com a segunda maior fatia em números de aparelhos ativos. O GlobalStats, índice do StatCounter, mostra que, apesar de ter caído bastante entre novembro do ano passado e o mesmo período de 2019, a marca ainda tem mais de 23% da participação de mercado no país. A Samsung segue disparada no topo - e aumentou significativamente a distância esse ano.

Mas como a Motorola emplaca quatro diferentes modelos entre os termos mais buscados pelos brasileiros, enquanto a Samsung só aparece uma vez, e com o topo de linha? É a questão da popularidade. O nome Moto G tem ainda muito peso. Toda vez que a Motorola atualiza a linha, os brasileiros buscam saber sobre o aparelho para ver se algum vale a pena. E muitas pessoas quando vão trocar o celular, procuram sobre algum Moto G para ver se é aquilo que desejam.

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Isso não é uma questão de percepção pessoal. Não há nem como questionar o fato da Xiaomi ter crescido em popularidade nos últimos tempos - e o fato da marca ter sido a mais buscada na Black Friday reforça isso. Mas o brasileiro ainda tem na linha Moto G uma espécie de referência. É a mesma coisa do iPhone, com a diferença de que o Moto G é acessível e é ainda mais vendido aqui no país.

Em outras palavras: a Xiaomi é popular, mas ainda está um pouco mais restrita ao público que acompanha o dia a dia de tecnologia de pertinho. A Apple, com o iPhone, e a Motorola, com o Moto G, são referências reais para grande maioria dos brasileiros. Não é questão de diferencial, mas sim de referência, de ser um nome conhecido Brasil afora. Afinal de contas, a primeira versão do Moto G acabou sendo o primeiro smartphone de muita gente.

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Até quando vai continuar assim? Não dá para prever. Porém, nada na vida é para sempre. A Xiaomi está crescendo bem - e já é, segundo o GlobalStats, a quarta marca com mais dispositivos ativos aqui no Brasil. Agora, superar a popularidade de uma marca bem estabelecida demora um tempo. A linha Moto G ainda tem alguns anos de domínio como referência em smartphone bom e barato para o brasileiro.

Não somos nós que estamos falando, são os dados de busca do Google, que responde por 92% de participação de mercado no mundo. Você concorda com isso? Qual é a sua percepção pessoal sobre o tema?