Lenovo Legion Y90 usará arranjo de discos para melhorar o desempenho
Por Lupa Charleaux • Editado por Wallace Moté |

O Lenovo Legion Y90 promete ser um smartphone gamer com especificações e recursos únicos. Nesta sexta-feira (18), a fabricante revelou que as variantes com armazenamento UFS 3.1 e SSD trabalharão com a configuração RAID 0, aumentando o desempenho ao usar as duas unidades simultaneamente e gravar os dados em ambas.
O uso de SSDs em celulares já se tornou comum há alguns anos. Apple usa essa unidade de armazenamento desde o lançamento do iPhone X em novembro de 2017, enquanto a linha Black Shark 4S também oferece a combinação com UFS 3.1.
Contudo, a configuração adotada pelo Legion Y90 é algo inédito. Segundo a fabricante, o arranjo de discos, comumente usado em PCs e notebooks de última geração, melhora a velocidade de leitura e gravação do armazenamento UFS 3.1 em até 50%.
O Raid 0 (Redundant Array of Independent Disks, ou Conjunto Redundante de Discos Independentes) aumenta o desempenho de máquinas que exijam que os dados sejam lidos ou gravados em alta velocidade. De fácil implementação, a configuração costuma ser usada em PCs para edição de imagem e vídeo.
No entanto, a configuração não é indicada para o armazenamento de dados críticos, pois todas as informações podem ser perdidas se uma unidade falhar. Embora tenha formas de evitar esse problema no PC, a Lenovo não revelou como isso ocorreria no celular.
O que esperar do Lenovo Legion Y90
Usando o poderoso chipset Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, o Legion Y90 oferecerá opções de até 18 GB de memória RAM LPDDR5 com 4 GB de RAM virtual adicional. O dispositivo ainda terá variantes com até 512 GB de armazenamento interno UFS 3.1 e SSD de 128 GB, garantindo espaço interno de até 640 GB para jogos e outros arquivos.
O smartphone gamer deve trazer tela AMOLED de 6,9 polegadas com resolução Full HD+ e taxas de atualização de 120 Hz e de amostragem de 720 Hz. Uma combinação que resulta em animações mais fluidas e comando mais ágeis durante as partidas.
O Lenovo Legion Y90 oferecerá ainda vários recursos especiais para jogos, como botões ultrassônicos nas laterais. Para manter o desempenho elevado do hardware nas atividades mais pesadas, o celular teria um sistema de refrigeração líquida com duas ventoinhas.
Além de tudo isso, seriam encontradas conexões 5G, Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6E, bem como porta USB-C e alto-falantes estéreos com suporte a Dolby Atmos. Por fim, o aparelho usaria uma bateria de 5.600 mAh com suporte para carregamento rápido de 68 W.
Lançamento no fim de fevereiro
O Lenovo Legion Y90 deve ser revelado no dia 28 de fevereiro na China. Nesta data, a marca realizará um evento para o anúncio dos novos dispositivos da linha Legion com transmissão ao vivo a partir das 8h (horário de Brasília) em seus canais oficiais.
Vale citar que o smartphone gamer pode ganhar uma versão global com o título Legion Phone 3. Entretanto, ainda não há informações sobre o lançamento do modelo no ocidente.
Fonte: GMS Arena, Weibo (em chinês), Dicas de Infra