Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lenovo apresenta futuro dos dispositivos enroláveis com novos protótipos

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Outubro de 2022 às 04h00

Link copiado!

Lenovo
Lenovo
Tudo sobre Lenovo

A Lenovo apresentou à imprensa nesta semana dois protótipos de dispositivos com telas enroláveis, tecnologia que deve chegar a produtos finalizados em breve para compartilhar o espaço conquistado pelos aparelhos dobráveis. A ideia não é nova: rivais como TCL e a própria Samsung, hoje principal representante do segmento de dobráveis, já revelaram estar trabalhando em conceitos parecidos, mas o anúncio da marca indica que o conceito deve receber grande atenção nos próximos anos.

Lenovo prepara celular com tela enrolável

Com a Motorola, a Lenovo esteve entre as primeiras a trazer um dispositivo dobrável ao mercados de smartphones e laptops, através da linha Razr. As primeiras gerações do dispositivo não chegaram a ser bem recebidas, por problemas como a durabilidade da tela e o processamento simples, mas a empresa conseguiu chamar atenção com o modelo mais recente, anunciado neste ano, agora munido do mesmo chipset de topos de linha e estrutura mais rígida com melhor acabamento.

Continua após a publicidade

Situação parecida aconteceu com o setor de notebooks da fabricante: apesar de não ter sido a única, a empresa foi a primeira a disponibilizar no mercado um laptop de tela dobrável, criticado pelas inconsistências de software e baixa performance, questões que parecem ter sido corrigidas com o ThinkPad X1 Fold Gen 2, mais encorpado, com construção metálica e processadores Intel Alder Lake de 12ª geração.

Durante a apresentação desta semana, a companhia revelou já estar se preparando para uma nova geração de displays flexíveis, investindo em dispositivos de telas enroláveis. A tecnologia permitiria que celulares e outros aparelhos estendam o display sem exigir muito espaço adicional, nem fazer grandes sacrifícios de recursos — como na bateria e desempenho — ou estar tão sujeitos a danos e defeitos quanto os dobráveis.

Para dar uma amostra do que vem a seguir, a gigante demonstrou dois protótipos que está desenvolvendo: um smartphone compacto que se expande para oferecer uma experiência de consumo de mídia aprimorada, e um notebook com tela que aumenta o espaço vertical para fortalecer a produtividade dos usuários.

Continua após a publicidade

O primeiro protótipo exibido foi o do celular, que apresenta visual bastante compacto e com bordas finas, além de uma região curvada na base, de onde se estende o painel. Ao que parece, a proposta do dispositivo é atender em um único pacote tanto aos usuários que buscam por um telefone pequeno, raros atualmente diante da baixa demanda, como aqueles que preferem displays de grande tamanho para jogar e consumir mídia.

Assim como outros conceitos concorrentes, o processo de expansão ocorre ao se apertar um botão. Por ainda se tratar de um protótipo, a Lenovo não chegou a discutir aspectos como a ficha técnica, mas confirmou que o modelo chegará sob a marca da Motorola — o que é uma boa notícia para o Brasil, já que indica lançamento ocidental.

Notebook com tela enrolável também está nos planos

Continua após a publicidade

Laptops voltados para produtividade costumam adotar telas com proporção mais quadrada, como 4:3, para entregar mais espaço vertical e oferecer melhor visualização de sites, arquivos, documentos e planilhas. Nesse cenário, as telas enroláveis permitiriam expandir ainda mais a área de visualização para amplificar os benefícios da tela de maior altura e até possibilitar o multitarefas com mais de um programa aberto ao mesmo tempo sem ser preciso escalonar as janelas.

O notebook protótipo da Lenovo mantém o design tradicional dos aparelhos da empresa, mas implementa um mecanismo na tampa que estica o display para aumentar a proporção. O resultado lembra bastante o próprio ThinkPad X1 Fold Gen 2 posicionado na vertical, mas em um corpo de laptop tradicional, possivelmente visando atender quem necessita de um painel com dimensões mais amplas em ambas as posições, ou ainda quem não quer apostar nos desafios de um dispositivo dobrável.

Continua após a publicidade

A gigante destaca como os dispositivos apresentados ainda são conceitos, e seguem em refinamento nos centros de desenvolvimento da marca, sem ter preços ou prazo de lançamento revelados. Dito isso, a Lenovo afirma estar tendo forte progresso nos projetos e garantiu estar comprometida com os novos formatos, estando "ansiosa para apresentar produtos finalizados" com a tecnologia de displays flexíveis no futuro.