Samsung sugere que dobráveis assumirão lugar da linha Galaxy S até 2025
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (10), a Samsung sugeriu que a família Galaxy Z de celulares dobráveis deve ganhar mais importância que a linha Galaxy S, principal série de smartphones premium da empresa, até 2025. A gigante sul-coreana afirmou ainda que acredita que o novo formato deve acabar se tornando o padrão da indústria nesse período.
- Galaxy Z Fold 4: nova dobradiça pode ter vida útil de até 200 mil dobras
- Xiaomi Mix Fold 2 é revelado com visual fino e Snapdragon 8+ Gen 1
Dobráveis devem tomar lugar da linha Galaxy S
De acordo com as informações do portal The Korea Herald, o líder da divisão de smartphones da Samsung, Roh Tae-moon, afirmou que a companhia pretende expandir o público ao qual se destinam os dobráveis da empresa, visando fortalecer o crescimento da gigante no segmento de celulares premium.
O executivo revelou ainda previsões otimistas que indicam que a linha Galaxy Z deve ganhar mais importância que a família Galaxy S em três anos.
“Até 2025, dispositivos dobráveis assumirão mais de 50% do número total de envio de smartphones premium da Samsung", revelou Roh Tae-moon.
Ele sugeriu ainda uma eventual passada de bastão dos celulares tradicionais para os dobráveis ao afirmar que o novo formato de telefone se tornará o padrão da indústria até lá. As declarações foram dadas logo após o anúncio dos novos Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4.
Como destaca o The Korea Herald, a geração anterior da linha Galaxy Z, composta pelo Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3, vendeu um total combinado de 7,1 milhões de unidades, representando 2,6% das vendas da Samsung em 2021, conforme apontam pesquisas da agência Omdia.
Os dados indicam ainda que aparelhos dobráveis atingiram no ano passado um número de vendas de 9 milhões, crescimento de 309% a partir de 2020.
Não é segredo que a Samsung tem focado cada vez mais em dispositivos dobráveis, especialmente por ser a única fabricante a disponibilizar celulares da categoria a nível global, e por ter sido uma das primeiras a investir fortemente na categoria — apostas que se refletem nos números obtidos pela pesquisa, que indicam que a gigante representou quase 80% das vendas registradas.
Também vale destacar como a própria linha Galaxy S substituiu a aclamada família Galaxy Note neste ano, com a estreia do Galaxy S22 Ultra. Diante disso, caso as previsões da companhia venham a se concretizar, não seria surpreendente se realmente vermos os celulares de tela flexível assumirem o posto dos telefones tradicionais, ao menos no segmento premium.
Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4 estrearam nesta semana
Apesar de não serem revolucionários, os recém-anunciados Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4 trazem melhorias importantes que visam aprimorar a experiência de uso.
Ambos compartilham de boa parte dos aprimoramentos, que incluem chipset Snapdragon 8 Plus Gen 1, redução nas dimensões das estruturas de alumínio e da dobradiça, reforço da resistência do painel dobrável e uso do inédito Gorilla Glass Victus+, além de novas opções de cores.
Cada modelo trouxe ainda novidades particulares de peso: o modelo Fold aumentou a largura, possibilitando uso mais confortável da tela externa, enquanto trouxe um conjunto de câmeras renovado, bastante similar ao utilizado no Galaxy S22 Plus.
O Flip, por sua vez, aumentou a bateria significativamente, atingindo os 3.700 mAh — mesma capacidade do Galaxy S22 padrão — ao mesmo tempo em que ficou menor, mais fino e mais leve.
Mantendo o preço dos antecessores, os aparelhos já começaram a ser vendidos no exterior e estão confirmados para chegar ao Brasil ainda neste mês — a Samsung realizará uma apresentação dedicada ao mercado brasileiro em 23 de agosto.
Fonte: The Korea Herald, Android Authority